12/11/2025 17h09

Socioeducandos do Iases participam de Torneio Interclasse

Um Torneio Interclasse movimentou a rotina dos jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Participaram do campeonato de Futebol socioeducandos da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE). A competição foi organizada pelos servidores da Secretaria da Educação (Sedu) que atuam nas escolas referências das unidades.

Na Unimetro, o Torneio Interclasse de Futsal aconteceu nos dias 13, 16 e 17 de outubro e reuniu 54 adolescentes em uma programação marcada por esporte, aprendizado e integração. As atividades foram organizadas pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Francelina Carneiro Setúbal, escola referência da unidade.

“Mais do que um momento de lazer, o torneio foi uma oportunidade de promover valores como respeito, cooperação e disciplina, além de estimular o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos participantes”, disse a gerente da Unimetro, Izabella Gomes Dias.

O pedagogo da Secretaria da Educação (SEDU) que atua na Unidade, Edwilson Tonini, destacou que o evento foi planejado como uma atividade pedagógica. “Nosso objetivo foi trabalhar o futsal de forma estruturada, incentivando o raciocínio tático, a tomada de decisão e o trabalho em equipe. O esporte é uma ferramenta poderosa para o aprendizado e para o desenvolvimento socioemocional”, afirmou.

Durante os jogos, os adolescentes vivenciaram experiências que envolveram autocontrole, resolução de conflitos, empatia e superação. Todos os estudantes tiveram a oportunidade de participar, independentemente do nível técnico, reforçando o caráter inclusivo e educativo da ação.

Para o pedagogo da Sedu, o torneio Interclasse de Futsal se consolidou como uma atividade pedagógica de destaque na rotina da Unidade, contribuindo para o fortalecimento da convivência, da responsabilidade e do protagonismo juvenil, pilares essenciais do processo socioeducativo desenvolvido no Instituto.

“A atividade foi cuidadosamente planejada para ir além da competição e proporcionar um ambiente rico em aprendizagem, colaboração e desenvolvimento socioemocional. O torneio interclasse de futsal vai além do aspecto recreativo: é uma ferramenta pedagógica eficaz que promove o desenvolvimento integral do aluno — físico, cognitivo, emocional e social. Cada partida foi uma oportunidade de aprendizado vivencial, reforçando os valores da escola como o respeito, a empatia, a resiliência e a construção do conhecimento por meio da experiência”, avaliou.  

Na Unis, o campeonato de futebol aconteceu na manhã do dia 16 de outubro, na quadra da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), e reuniu 36 socioeducandos divididos em quatro times. Ao final da competição, o time campeão e o vice-campeão foram premiados com troféus e jogador artilheiro premiado com medalha.  O evento foi organizado pela Sedu.

No CSE, os socioeducandos participaram dos Jogos Interclasses, que contou com um Torneio de Futebol entre os dias 06 e 10 de outubro.  A competição foi organizada pela coordenadoria pedagógica e professores de educação física da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (EEEFMTI) Professora Márcia Souza da Silva – escola referência da unidade e mobilizou alunos, professores e servidores do CSE.

“A competição saudável motivou a superação de limites pessoais e o desenvolvimento de resiliência diante dos desafios. O torneio interclasse quebrou barreiras sociais, de introspecção e promoveu amizades duradouras e garantiu a todos um espaço de participação e de equidade”, destacou o gerente do CSE, Adilson Maurício dos Santos.

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard