27/11/2025 09h28

Socioeducandos do Iases farão o Enem PPL 2025

Neste ano, 116 adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foram inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2025. A participação no exame, que funciona como porta de entrada para o ensino superior e instrumento de avaliação, ganha relevância adicional em 2025 com o retorno da certificação de conclusão do Ensino Médio e da declaração parcial de proficiência.

A retomada da certificação por meio do Enem é regulamentada pela Portaria nº 382/2025, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em maio. A norma estabelece novos critérios e abre uma nova possibilidade de conclusão formal da Educação Básica para pessoas privadas de liberdade ou em cumprimento de medida socioeducativa.

Para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio via Enem, os participantes precisam cumprir três requisitos: alcançar ao menos 450 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática); obter no mínimo 500 pontos na redação; e ter completado 18 anos na data da primeira prova.

Assim como na aplicação regular, as provas do Enem PPL serão realizadas em dois dias — 16 e 17 de dezembro — com questões objetivas e uma redação. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep a partir de 29 de dezembro.

A responsável pela Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp) do Iases, Ana Carolina Lemos, destaca que o envolvimento dos socioeducandos no Enem simboliza a construção de novos caminhos. “Essa participação dos socioeducandos reflete o trabalho comprometido das equipes pedagógicas e o esforço dos estudantes em construir novos caminhos por meio da educação”, afirmou.

Ainda segundo Ana Carolina Lemos, iniciativas como o Enem PPL representam oportunidades concretas para que adolescentes e jovens projetem novos futuros, reforçando a educação como um dos principais instrumentos de transformação e inserção social. “O instituto segue fortalecendo ações que promovem autonomia, desenvolvimento pessoal e oportunidades reais de continuidade dos estudos e inserção social, reafirmando a educação como um eixo transformador no contexto socioeducativo”, concluiu.

 

Texto: Rafaela Salvador

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard