Sete adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão entre os finalistas da Olímpiada Capixaba de Matemática (OCMAT), promovida pela Secretaria da Educação (Sedu).
A prova da última fase aconteceu no sábado (13) e foi aplicada nos espaços pedagógicos das unidades. Participaram da olímpiada três socioeducandos do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE); dois da Unidade de Internação Provisória I (Unip I); um adolescente da Unidade de Internação Norte (Unis Norte) e da Unidade de Internação Sul (Unis Sul).
Nesta última fase, os adolescentes realizaram uma prova discursiva mais complexa, organizada em quatro níveis, de acordo com a etapa escolar de cada participante. “O desafio permitiu que os socioeducandos demonstrassem suas habilidades e criatividade na resolução de problemas matemáticos”, informou a responsável pela Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), Ana Carolina Lemos Macal.
Para ela, o resultado é reflexo do trabalho conjunto das equipes do Iases e da Sedu, que garantiram a participação e o acompanhamento dos adolescentes em todas as etapas. “A classificação reforça o poder transformador da educação na socioeducação”, afirmou a responsável pela Suesp.
Resultado final
A divulgação do resultado final será feita no dia 27 de outubro no site da Sedu. Ao todo, serão distribuídas 720 medalhas: 160 de ouro, 240 de prata e 320 de bronze. Os medalhistas de bronze e prata participarão de cerimônias regionais organizadas pelas Superintendências Regionais de Educação (SRE), enquanto os medalhistas de ouro serão homenageados em cerimônia estadual promovida pela Sedu.
Um dos principais diferenciais da olimpíada é o compromisso com a equidade de gênero, pois 50% das vagas e das medalhas são destinadas às meninas, e os outros 50%, aos meninos. A classificação considerou o desempenho individual dos participantes, respeitando o nível escolar e os critérios de equidade de gênero previstos no regulamento da olimpíada.
A OCMAT é destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, e busca valorizar o raciocínio lógico, ampliar oportunidades de aprendizado e promover um ambiente escolar mais inclusivo e desafiador.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial