28/03/2025 15h23 - Atualizado em 28/03/2025 16h14

Socioeducandos do CSE são eleitos líderes de turma

Dezoito socioeducandos do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) foram eleitos líderes de turma na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Professora Márcia Souza da Silva, escola referência da unidade.  Ao todo, 90 adolescentes concorreram a uma das vagas de líderes de turma das 5º, 7° e 8° etapa do Ensino Fundamental para Jovens e Adultos e das 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio Regular.

A cerimônia de posse dos representantes aconteceu, nessa segunda-feira (24) e contou com a presença de toda a equipe do CSE, do gerente da unidade, Adilson Maurício dos Santos, do gestor da unidade escolar, Eduardo Fraga e também da superintendente regional de Cariacica, Carolina Júlia Pinto dos Santos. “Esse momento teve como ponto fundamental aproximar as relações humanas, fomentar o protagonismo juvenil mediante a escuta ativa com os representantes de turma e motivar a participação nos espaços decisórios”, afirmou Eduardo Carlos Fraga.

As eleições aconteceram no dia 17 de março e o processo eleitoral ocorreu em toda a escola com o intuito de eleger, respectivamente, entre os mais votados, dois representantes para cada turma.  “Esse evento aconteceu em toda a rede pública e, em mais um movimento da escola em tempo integral, conseguimos trazê-lo para acontecer também nas unidades socioeducativas.  Essa ação tem grande importância para desenvolver um espaço de aprendizagem e vivência do exercício pleno da cidadania, por meio das escolhas feitas dos sufrágios que é comum em uma sociedade democrática”, contou a pedagoga Michella Medeiros que atua no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

Ela explicou que as eleições aconteceram por meio de voto impresso depositados na urna localizada em frente à coordenação do colégio, garantindo que todos os alunos exercessem o seu direito de forma legítima e sigilosa.

Antes da realização da votação, os socioeducandos participaram de uma preparação com aulas temáticas sobre “Ética, sociedade, democracia, eleições e período histórico eleitoral do Brasil”. “A ideia foi explicar para eles sobre a importância de exercer o seu papel diante desse ato democrático que são as eleições”, afirmou. Além disso, os jovens também receberam orientações ministradas pela pedagoga, Sheila Carla Costa de Souza.

Após a votação, a contagem e apuração dos votos foi feita pelo gestor da escola, Eduardo Carlos Fraga, pelo coordenador, Alexandre Darci Schulz, e pela pedagoga, Sheila Carla Costa de Souza.  “Todo esse processo democrático de escolha dos representantes deve ser o principal elo entre a turma e a gestão escolar. Os encontros juntamente ao corpo escolar acontecerão uma vez por mês para garantir o bom relacionamento, a responsabilidade, e, sobretudo a transformação do estudante em um cidadão consciente e ativo, capaz de contribuir de forma construtiva para a comunidade”, comentou Eduardo Carlos Fraga.

 A ação foi promovida em conjunto com a Secretaria da Educação (Sedu), conforme previsto pelas diretrizes publicadas no último dia 14, no Diário Oficial .

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
 Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard