Entre tabuleiros e peças, jovens do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) participaram das finais do campeonato de xadrez promovidos pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (EEEFMTI) Professora Márcia Souza da Silva, escola referência da unidade. As finais aconteceram nos dias 23 e 24 de outubro, na unidade.
Adotada como ferramenta pedagógica, o xadrez, contribui para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico, concentração e o planejamento estratégico. Além de despertar o interesse dos socioeducandos sobre o pensamento crítico, a atividade promoveu a paciência, inclusão e o respeito pelo adversário.
O gerente do CSE, Adilson Maurício dos Santos, explicou que o xadrez foi usado como ferramenta pedagógica que contribui para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico, concentração e o planejamento estratégico. “Além de despertar o interesse dos socioeducandos sobre o pensamento crítico, a atividade promoveu a paciência, inclusão e o respeito pelo adversário”, disse.
Ainda de acordo com ele, os resultados foram visíveis no comportamento dos alunos ao longo da semana. “Eles demostraram evolução no trabalho em equipe, cooperação mútua e comunicação entre colegas de sala e de outras turmas, fatores que foram essenciais para o sucesso e fortalecimento coletivo. Os jogos fortaleceram a disciplina e respeito entre pares, com o corpo docente, também com os demais atores da unidade escolar”, avaliou.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial