02/08/2023 17h20 - Atualizado em 02/08/2023 17h31

Socioeducandos das unidades do norte do Estado participam de mutirão para confecção de Carteira de Identidade

Cinquenta e um adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Norte (Unis Norte) e na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) tiveram a oportunidade de regularizar sua documentação civil. O mutirão para confecção da Carteira de Identidade foi realizado graças a uma parceria entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES).

Profissionais do Departamento de Identificação da Polícia Civil estiveram nas unidades no último dia 22 para realizar o mutirão da cidadania. Na ocasião foram coletados dados, assinaturas e impressões digitais dos adolescentes para a confecção da 1ª e 2ª via do documento.

De acordo com os peritos oficiais criminais da Polícia Civil, José Luiz Rosa Filho e Karine do Carmo Pimentel, a iniciativa garante eficiência no acesso à documentação civil, já que todo o processo é feito na própria unidade. “Isso traz celeridade e garante o direito à cidadania dos socioeducandos”, disse José Luiz Rosa Filho.

O gerente da Unis Norte, Sergio Durão, e a gerente da Unip Norte, Rita de Cassia dos Santos Cortez, destacaram que o acesso à documentação civil reforça o papel do socioeducando como um sujeito de direitos e deveres.

“O acesso à documentação civil como RG, CPF, Título Eleitoral, Carteira de Trabalho, entre outros, é indispensável à vida em sociedade e é um direito garantido aos socioeducandos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou Sergio Durão.

Rita de Cassia dos Santos Cortez informou que eles fizeram o agendamento com a equipe responsável pela emissão dos RG´S para que os profissionais viessem até a unidade. “O RG é um documento primordial para qualquer indivíduo e nossa intenção é proporcionar aos adolescentes a inclusão”, afirmou.

Ela contou ainda que as fotos dos documentos foram tiradas e confeccionadas pela própria unidade socioeducativa, com a equipe do Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae).

“Agradecemos à diretora socioeducativa do Iases, Frantieska Azevedo Monteiro, e ao chefe do Departamento de Identificação da Polícia Civil, Jenildo Barcellos Gusmão, pelo empenho e dedicação em atender à nossa demanda que é de suma importância”, concluiu Sergio Durão.

 

 

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard