Seguindo com a campanha de vacinação, na manhã desta quarta-feira (22), socioeducandos maiores de 18 anos da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis Sul) receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
De acordo com a agente socioeducativa responsável pelo setor da saúde da Unis Sul, Camila Gomes Carone, a imunização está sendo feita gradativamente de acordo com o tempo de intervalo entre as doses. “Os socioeducandos de 18 anos receberam a primeira dose da vacina em agosto. Como recebemos tipos de vacinas diferentes, cada uma delas tem um intervalo especifico entre as doses.
Na vacinação desta quarta-feira, 12 jovens receberam a segunda dose da Coronavac. Em novembro, será o fim do prazo determinando para que 19 socioeducandos recebam a segunda dose da Astrazeneca”, explicou.
Já os adolescentes de 12 a 17 anos receberam a primeira dose da vacina no último dia 14. “Ao todo, 56 socioeducandos desta faixa etária foram imunizados e a segunda dose está prevista para acontecer no dia 22 de novembro”, explicou Camila Carone.
Um adolescente de 16 anos falou sobre o processo de vacinação nas Unidades. “É bom saber que estamos seguros, e que nossos familiares já podem nos visitar com tranquilidade”, disse.
A ação contou com a presença de profissionais da saúde, composta por técnicos de enfermagem e agentes de saúde, disponibilizada pela prefeitura e setor de Imunização – Hospital Paulo Pereira Gomes da cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES.
“Ressaltamos a importância da campanha de vacinação como uma forma segura e eficaz de prevenir a doença e salvar vidas, neste contexto os adolescentes já haviam sido orientados sobre a relevância dessa questão e demonstraram satisfação em fazer parte desta ação”, destacou.
Outras unidades
Já no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), 14 socioeducandos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no último dia 25. A vacinação ocorreu na escola do CSE, em Cariacica. Os adolescentes foram imunizados com a primeira dose da AstraZeneca.
“A imunização dos socioeducandos maiores de 18 anos foi motivo de alegria e satisfação para toda a Comunidade Socioeducativa” disse a gerente do CSE, Nathalya Galvão Valejo.
Vacinação
As vacinas começaram a ser aplicadas nos socioeducandos no dia 17 de agosto e seguiu o calendário de vacinação de cada município.
Em relação aos servidores, a aplicação da segunda dose, iniciada no dia 11 de agosto já foi concluída.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br