Socioeducandos da Unidade de Internação Socioeducativa Sul (Unis Sul ) que estão na fase conclusiva do cumprimento da medida participaram da primeira etapa do Programa de Atendimento ao Egresso, mais conhecido como Paesse. A "Etapa de Aproximação" é dividida em duas fases, sendo a primeira realizada na última quarta-feira (30) e nessa segunda- feira (04), em Cachoeiro de Itapemirim.
“Essas duas etapas da ação de aproximação representam momentos cruciais na jornada de desenvolvimento dos socioeducandos, contribuindo significativamente para sua preparação para a vida fora do ambiente institucional. A abordagem adotada visa não apenas a transferência de conhecimento, mas também o estímulo ao autoconhecimento e o fortalecimento das habilidades necessárias para uma reintegração bem-sucedida na sociedade”, explicou a responsável pelo Núcelo de Atendimento ao Egresso (Nuae), Carolina Baptitsti Tomaz.
De acordo com ela, a primeira fase da ação contou com a participação ativa dos jovens e abordou temas fundamentais para a transição para a próxima fase de suas vidas. “Esse evento é parte de uma abordagem integral visando o desenvolvimento socioemocional e a preparação para a reintegração na sociedade”, declarou.
Ela informou que, durante essa etapa, foram explorados conteúdos significativos, incluindo Paesse e o Caderno de Orientações do Egresso. “Esses recursos são essenciais para orientar os socioeducandos em sua jornada pós-institucionalização, proporcionando informações relevantes sobre direitos, responsabilidades e oportunidades disponíveis”, avaliou.
Já na segunda fase da "Etapa de Aproximação" do Paesse foram ampliadas as temáticas abordadas para consolidar ainda mais o aprendizado e preparar os jovens para os desafios que enfrentarão ao deixar o sistema socioeducativo. Carolina Baptitsti Tomaz afirmou que o conteúdo dessa segunda etapa foi dividido em duas vertentes essenciais para o crescimento pessoal e a inserção na sociedade: Protagonismo Juvenil e Frustração e Comportamento Assertivo.
“Na primeira vertente buscamos capacitar os jovens para assumirem papéis ativos em suas vidas. A ênfase foi colocada na promoção da autonomia, estimulando a tomada de decisões conscientes e responsáveis. Realizamos oficinas, dinâmicas e palestras interativas que permitiram que os socioeducandos explorassem suas potencialidades individuais e coletivas, visando um futuro onde possam ser protagonistas de suas próprias histórias. Já na segunda vertente , os jovens foram guiados na identificação de limites de tolerância à frustração e na adoção de estratégias assertivas para superá-las. Por meio de atividades práticas e discussões reflexivas, os participantes foram incentivados a desenvolver habilidades emocionais essenciais para enfrentar desafios cotidianos, promovendo uma melhor adaptação social”, explicou a chefe do Nuae.
Além da chefe do Nuae, participaram também os psicólogos, Giovanni Gomes Coelho e Reinaldo Ferreira de Oliveira; a assistente social,Camilla Leite Cruz e o pedagogo, Miguel Sanches Bernardo.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial