22/11/2021 11h40 - Atualizado em 07/12/2021 11h44

Socioeducandos da Unis Sul criam loja virtual para vender produtos artesanais que eles confeccionaram

Proporcionar os mesmos estímulos reais para que obtenha renda própria. Foi com essa ideia que os socioeducandos da Unidade de Internação Socioeducativa Sul (Unis Sul), criaram uma loja virtual como forma de vivenciar a realidade de um e-commerce. A atividade faz parte de um dos nove cursos ofertados pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) em parceria com a Secretaria Inovação e Desenvolvimento (Sectides), cuja formatura foi realizada no último dia 04 de novembro.

Durante o curso de e-commerce, os socioeducandos desenvolveram uma série de atividades práticas relacionadas aos conteúdos na plataforma de comércio virtual Shopee. “Os alunos confeccionaram produtos na oficina de artesanato e as embalagens para postagem nos Correios. Criaram uma conta única de vendedor na plataforma, a qual foi denominada de “Oficina”, e usada de forma coletiva. Em seguida, fizeram a edição do layout da loja virtual e cadastraram os produtos”, disse a técnica da Unidade, Carla Libardi.

E prosseguiu: “após efetuarem as vendas, acompanharam todo o processo do pedido, embalaram a mercadoria e postaram o produto na agência dos Correios. Por fim, fizeram o acompanhamento do pedido até a casa do cliente por meio do rastreio. A verba adquirida foi direcionada para aquisição de materiais e recursos que serão utilizados pelos próprios socioeducandos nas demais oficinas pedagógicas da Unidade.”

O agente socioeducativo Edson Andrade, que acompanhou os adolescentes durante essa atividade, avaliou positivamente os conhecimentos proporcionados aos socioeducandos. “Foi uma experiência muito significativa, pois, por meio da prática, os adolescentes compreenderam todos os caminhos para obter um resultado com êxito”, destacou.

Formatura

Ao todo, 67 socioeducandos concluíram os cursos de E-commerce, Segurança do Trabalho, Recepcionista, Design de Sobrancelha, Assistente de Tecnologia da Informação, Hamburgueria Gourmet, Digital Influencer, Auxiliar Administrativo e Maquiagem. As formações tiveram duração de dois meses, carga horária de 120 horas e foram disponibilizadas na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

A solenidade de formatura, ocorrida no último dia 04, contou com a presença de familiares dos adolescentes, das equipes técnicas e do professor da Secretaria da Educação (Sedu), mestre em Física, Carlos Gilmar, que compartilhou um pouco da sua história pessoal. “Ele apresentou sua trajetória de vida e as dificuldades que teve que superar para alcançar êxito, sempre com muito esforço e dedicação. O relato dele levou os socioeducandos à compreensão de que todos devem estudar e se qualificarem ao máximo a fim de abrir as portas para um futuro melhor”, pontuou o subgerente socioeducativo da Unis Sul, Alessandro Mateus.

Ao final da solenidade, o subgerente também destacou a importância da qualificação para alcançar sucesso no mercado de trabalho. “Por meio desses cursos, estamos oferecendo a oportunidade desses jovens enriquecerem seus currículos para alcançarem uma oportunidade no mercado de trabalho”, afirmou.

Antes do início dos cursos, a pedagoga Mary Jane Alves ministrou uma palestra de orientação inicial aos socioeducandos para eles compreenderem a importância da qualificação profissional no mercado de trabalho. “Investimos na qualificação profissional com perspectiva no direito do adolescente/jovem. Essa parceria com a Sectides oferece a esses jovens a efetivação para que possam ter o acesso à educação profissional”, explicou a pedagoga.

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard