Dois socioeducandos que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Norte (Unis Norte), em Linhares, viveram uma manhã diferente na última quinta-feira (17). Eles puderam conhecer de perto toda a beleza da Reserva Natural Vale, localizada em Sooretama.
Durante a visita pedagógica, os adolescentes de 16 e 18 anos foram acompanhados por três agentes socioeducativos, guias ecológicos e pela pedagoga Rosângela Crence. Ela contou que o início do trajeto começou com orientações sobre como se comportar em uma natureza tão bela e os cuidados necessários para a preservação. Ao longo do passeio, os socioeducandos subiram em uma torre de 25 metros de altura e puderam observar a natureza do local.
“Eles ficaram perplexos com o tamanho da beleza da Reserva. Esse tipo de visita amplia os conhecimentos dos adolescentes, pois, além de verem de perto diversas espécies de plantas e animais que não conheciam, também aprendem como preservar o meio ambiente, ao conheceram in loco as ações em prol da conservação ambiental”, destacou Rosângela Crence.
Além dos 22 mil hectares de terra, o que equivaleria a, aproximadamente, 22 mil campos de futebol e de ter mais espécies de aves do que existe, atualmente, em toda a Europa, a Reserva Natural da Vale também abriga um museu com vários tipos de animais empalhados. “Os adolescentes tiveram a oportunidade de ver de perto esses animais e ainda conheceram o acervo de estudos sobre insetos, que atrai vários especialistas e estudiosos da área”, acrescentou a pedagoga.
No acervo disponível no museu, há uma ampla coleção entomológica com diversas espécies de invertebrados, mais de 1.500 espécies vegetais, 179 espécies de aranhas, 27 espécies de peixes, 59 espécies de anfíbios, 66 espécies de répteis, mais de 100 espécies de mamíferos e mais 400 espécies de aves.
“Ficamos muito gratos por estarmos nesta saída pedagógica. Aprendemos muitas coisas sobre o meio ambiente, como preservá-lo, como separar o lixo e colocá-los cada no devido lugar. Foi um passeio muito divertido e teve ainda piquenique. Ficamos muito mais livres no meio da natureza, admirando as paisagens, os animais e as plantas”, contou um dos socioeducandos.
O gerente da Unidade, Sérgio Durão, destacou que a ação proporcionou uma experiência muito positiva aos adolescentes, que puderam estar próximos da natureza e dos animais. “A visita à Reserva Natural foi uma oportunidade de entenderem como a preservação do meio ambiente é essencial para a vida humana. Foi marcante ver a interação dos adolescentes com os servidores da unidade em um momento que demonstra o verdadeiro sentido da socioeducação”, complementou.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial