05/06/2023 14h18 - Atualizado em 05/06/2023 15h45

Socioeducandos da Unis Norte visitam projeto Tamar em Linhares

Três socioeducandos que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Norte (Unis Norte) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) tiveram a oportunidade de participar de uma visita pedagógica ao Projeto Tamar e à Reserva Biológica dos Comboios Regência, na Vila de Regência, em Linhares. Acompanhados por agentes socioeducativos, uma pedagoga socioeducativa e funcionários locais, os jovens conheceram o trabalho de preservação ambiental realizado pelo projeto e se encantaram com as tartarugas marinhas.

A visita foi realizada, nessa quarta-feira (31), e proporcionou aos socioeducandos uma imersão na biodiversidade da região. A pedagoga socioeducativa da Unis Norte, Tássia Lino, ressaltou a relevância dessa visita pedagógica para os socioeducandos: "Promover o contato com a natureza e incentivar a importância da preservação ambiental é essencial. Queremos mostrar a eles práticas que visam proteger a natureza contra ações que causam danos ao meio ambiente", disse.

Durante o passeio, eles apreciaram o farol do Rio Doce, a igrejinha, o Centro Ecológico de Regência, o Projeto ICMBIO (Projeto Chico Mendes) e também participaram de uma trilha ecológica até o porto da região, onde pequenas embarcações atracam e onde ocorre o encontro do Rio Doce com o mar. “Essa experiência permitiu que os adolescentes entrassem em contato direto com a natureza e compreendessem a importância da preservação do meio ambiente. Os jovens ficaram especialmente impressionados com os aquários e o espaço dedicado à desova das tartarugas”, afirmou a pedagoga socioeducativa.

Um dos socioeducandos, de 18 anos, expressou sua gratidão pela oportunidade: "Foi incrível esse passeio, aprendi coisas que nunca imaginei. Fiquei encantado com o tamanho das tartarugas marinhas, nunca havia visto uma de perto. Além disso, pude interagir com os demais participantes, o que me deu a sensação de liberdade e compromisso com a natureza", relatou o jovem.

Para o gerente da Unis Norte, Sérgio Durão, essa visita pedagógica ao Projeto Tamar e à Reserva Biológica dos Comboios Regência proporcionou aos socioeducandos da Unis Norte não apenas momentos de aprendizado e interação, mas também despertou neles uma consciência ambiental, incentivando a preservação do meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis.

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard