26/01/2024 16h09

Socioeducandos da Unis Norte visitam museu de Biologia em Santa Teresa

Socioeducandos da Unidade de Internação Norte (Unis Norte) realizaram uma visita ao Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Teresa. A visita pedagógica aconteceu, nessa terça-feira (23), e permitiu aos socioeducandos novas descobertas com contato com a natureza, conhecer diversas espécies de animais e ecossistemas que fazem parte do patrimônio natural do País, além de proporcionar a momentos de cultura, lazer e interação social.

O gerente da Unidade, Sérgio Durão, considera que as saídas pedagógicas são indispensáveis dentro do cumprimento da medida socioeducativa. “Além dos socioeducandos desenvolverem senso de responsabilidade e a inserção social, ampliam os conhecimentos pedagógicos e vivem momentos de interação na sociedade e lazer. O verdadeiro propósito da socioeducação é proporcionar atividades como essas para os socioeducandos e ofertar as oportunidades, para que eles possam posteriormente ser reinseridos na sociedade”, avaliou.

Entre os visitantes, estava um socioeducando de 18 anos. “Nunca tinha ido a um museu e pude aprender e vivenciar muitas experiências novas. Achei a cidade linda e os funcionários do museu muito atenciosos com a nossa presença. Fiquei admirado com o trabalho que eles fazem de preservação ambiental, que é muito importante para as próximas gerações terem a oportunidade de conhecer este lugar. Aproveitei muito a saída pedagógica e agradeço pela oportunidade”, relatou o jovem.

A visita foi guiada por uma das funcionárias do museu que contou aos presentes um breve histórico do Museu de Biologia Professor Mello Leitão e também sobre a biografia do professor de Biologia e fundador do museu, Augusto Rusch.  

  

Museu de Biologia Professor Mello Leitão (MBML)

Fundado em 26 de junho de 1949, na cidade de Santa Teresa, pelo naturalista Augusto Rusch, o Museu de Biologia Professor Mello Leitão (MBML) é um museu público federal, subordinado ao Instituto Brasileiro de Museus, localizado na cidade de Santa Teresa, no interior do estado do Espírito Santo. 
Ruschi foi responsável por identificar, registrar e catalogar centenas de espécies de animais e vegetais, sobretudo beija-flores - família de aves que o fascinava a ponto de ter se tornado um dos maiores especialistas mundiais no assunto. 

O parque zoobotânico do Museu de Biologia Professor Mello Leitão é constituído por diversas espécies botânicas de ocorrência na Mata Atlântica, viveiros com diferentes animais e edificações históricas. Antes de abrigar o museu, a área de 80 hectares servia de moradia para a família Ruschi, adquirida pelo seu pai, José Ruschi, em 1911.

Algumas dessas árvores centenárias podem ser apreciadas, ainda hoje, no parque do museu em 5 de fevereiro de 2014, sendo incorporada à estrutura do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), especialmente criado para esse fim.

O naturalista teve ainda papel de destaque na criação de parques e reservas no Espírito Santo, no ativismo em prol da contenção do desmatamento e do alerta sobre o impacto ambiental causado pelas indústrias, sendo considerado um ícone da luta pela preservação do meio ambiente. 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard