Quinze socioeducandos da Unidade de Internação Norte (Unis Norte) participaram da aula inaugural do curso de aprendizagem “Além da Medida”, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Procuradoria Regional do Trabalho do Espírito Santo e a Superintendência Regional do Espírito Santo.
A abertura aconteceu na última quarta-feira (23) e contou com a presença do diretor-geral do Iases, Fabio Modesto de Amorim Filho; da diretora socioeducativa, Frantieska Monteiro, além de socioeducandos e da equipe técnica da unidade.
“Este curso marca uma nova história na vida desses socioeducandos que cumprem medidas na nossa unidade, pois traz esperança e uma nova história de vida”, reforçou o gerente da unidade, Marconi Pereira dos Santos.
O objetivo do curso é promover o desenvolvimento de competências nos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, oferecendo oportunidades de formação que possam ampliar suas perspectivas de futuro.
A subgerente socioeducativa da unidade, Natalia Garcia Verly, frisou que a oportunidade de participar do projeto é um divisor de águas na vida dos adolescentes. “Além de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades, os socioeducandos resgatam a autoestima, vislumbram novas possibilidades e dão passos concretos rumo à reintegração social e ao mercado de trabalho, sem contar que todos começam a construir um novo projeto de vida”, disse.
“Essa vivência representa mais que uma formação, trata-se de um exercício real de cidadania, pois os adolescentes aprendem sobre direitos, deveres e sobre o valor do trabalho digno. É durante o processo que eles se reconhecem como parte da sociedade e acreditam que podem fazer escolhas diferentes e construir um futuro melhor”, acrescentou Natalia Garcia Verly.
Projeto "Além da Medida"
O projeto tem como propósito central empoderar adolescentes e jovens, oferecendo não apenas capacitação profissional, mas também a possibilidade de uma vida digna após o retorno à sociedade. Além disso, prevê a possibilidade de esses jovens se tornarem protagonistas de suas vidas, capacitando-os para uma vida autônoma e digna após o cumprimento das medidas socioeducativas. No Iases, as ações são coordenadas pela Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec).
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial