14/07/2023 16h01 - Atualizado em 14/07/2023 16h14

Socioeducandos da Unis Norte confeccionam robô em aula de Física

Dois socioeducandos da Unidade de Internação Norte (Unis Norte) surpreenderam ao confeccionar um robô de carrinho com controle remoto, durante aula prática da disciplina de Física. Com o auxílio da professora Merian Souza da Penha Jacob, os alunos, que cursam a 1ª série do Ensino Médio, utilizaram materiais recicláveis, como cartão, tampas de garrafa, palitos de madeira, canetas e leitores de DVDs para criar o protótipo.

A atividade foi apresentada nessa segunda-feira (10) para a turma da 2ª série do Ensino Médio. A professora Merian Jacob destacou a importância de aprofundar o conhecimento em robótica entre os socioeducandos e ressaltou a eficácia da abordagem lúdica aliada ao conteúdo teórico no processo de aprendizagem.

"Ao desenvolvermos o nosso carrinho de controle remoto de papelão, utilizando materiais de fácil acesso, trabalhamos com a prática maker. O movimento maker, ou 'faça você mesmo', descontrói os padrões de atividades estanques e permite que os alunos desenvolvam o conhecimento teórico por meio da prática", explicou a professora Merian Jacob.

Durante a confecção do robô, os alunos enfrentaram desafios e aprenderam com os erros. Um dos socioeducandos, de 18 anos, compartilhou a experiência dele. "No início da atividade, eu pensava que não era capaz de confeccionar o robô, mas, à medida que eu e meu colega juntamos os materiais, percebi que era difícil, mas não impossível”, disse.

“Cometemos um equívoco ao colocar muita massa, o que resultou em uma velocidade insuficiente para o carrinho andar. No entanto, ajustamos de acordo com os conhecimentos teóricos da Lei de Newton, pois sabíamos que quanto maior a massa, menor é a velocidade. No final, o resultado ficou melhor do que esperávamos", acrescentou o socioeducando de 18 anos.

A experiência proporcionou não apenas o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, mas também ensinamentos valiosos para a vida dos alunos. "Agradeço primeiramente a Deus pela sabedoria, segundo a todos que acreditaram e pela oportunidade de realizar este lindo trabalho. Todos os dias aprendemos coisas novas e importantes para nossas vidas", destacou ele.

Texto: estagiário Caio Vasconcelos

Revisão: Fernanda Pontes