17/06/2024 15h43 - Atualizado em 18/06/2024 15h26

Socioeducandos da Unis Norte concluem curso de Eletricista

Sete socioeducandos que estão cumprindo medida socioeducativa na Unidade de Internação Norte (Unis Norte) concluíram o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. A formatura foi realizada na última quarta-feira (12), na unidade, em Linhares.

  

A cerimônia de formatura contou com a participação do coordenador do curso no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Jairo Menezes de Oliveira; da representante da Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec), Leidiane Santana Rocha; do professor responsável por ministrar o curso, Aeniel Marsalha Dantas; dos representantes da equipe gestora e servidores da Unis Norte e familiares.

 

Um dos formandos, um socioeducando de 18 anos, falou sobre a emoção de participar dessa formação. “Sempre tive o desejo de realizar o curso de elétrica e hoje sou grato por conquistar essa realidade. Um friozinho bateu, mas de alegria de ser o protagonista da minha história”, disse o jovem que também foi o orador da turma na cerimônia.

 

De acordo com o subgerente da Unis Norte, Aquilles Valiatti, os adolescentes receberam certificados e homenagearam o professor responsável por ministrar o curso com a entrega de um presente preparado por eles na oficina de artesanato da unidade.

O instrutor falou sobre a experiência de dar aula para uma turma exclusiva.  “Conseguimos transmitir os valores da profissão de eletricista e também trabalhar as competências dos jovens de forma que possam usar o potencial deles nessa profissão. Foi muito bom no aspecto da docência e também como pessoa porque pude fazer amizades e conhecer novas realidades, sempre com o olhar de avançar, de seguir em frente, por meio da educação profissional”, avaliou Aenil Marsalha Dantas.

O representante do Senai e coordenador do curso considerou que a inclusão traz também uma repercussão em sua responsabilidade social. “E essa é uma das marcas do Senai e uma grande diretriz de atendimento à sociedade”, afirmou.

 

 Sobre o curso

 

Com carga horária de 120 horas, o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão   foi ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em colaboração com a Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec).

 

As aulas foram realizadas dentro da unidade e tiveram o objetivo de ensinar aos alunos executar, manter e reparar instalações elétricas prediais, residenciais e comerciais de baixa tensão, de acordo com projetos e em conformidade com normas técnicas, regulamentadoras, ambientais e de segurança vigentes, selecionando, manuseando, instalando e operando equipamentos, componentes e instrumentos, com uso de ferramentas apropriadas à execução das atividades sob supervisão direta.

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard