Dezesseis socioeducandos da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) concluíram os cursos de Preparação de Salgados e Pintura em Tela e Tecido, ofertados pelo Programa Qualificar ES. A iniciativa visa ampliar a inserção social e desenvolvimento profissional dos adolescentes, além de estimular novos talentos e proporcionar vivências que extrapolam a sala de aula.
A formatura foi realizada no último dia 12, na unidade. Entre os formandos, a maior parte deles, nove ao total, se formou no curso de Preparação de Salgados e os demais em Pintura em Tela e Tecido.
Os cursos tiveram carga horaria de 60 horas cada. Ao longo de 10 semanas, os adolescentes e jovens tiveram aulas teóricas e práticas no curso de Preparação de Salgados e puderam aprender a fazer coxinha, quibe, quiche e empada, além de churros. Já durante os três meses do curso de Pintura em Tele e Tecido, os socioeducandos aprenderam sobre história da arte, estilos de pintura, teoria das cores, círculo cromático, luz e sombra, materiais e suas funções, como criar texturas e efeitos na pintura, tons de pele na aquarela em tecido e modelos de negócios.
Para o gerente da unidade, Ryan Kroebel Fagundes, os cursos representam novas oportunidades para os adolescentes. “Mais do que aprender técnicas de preparo de alimentos ou pintura em tecido, eles desenvolvem valores como disciplina, responsabilidade e confiança em si mesmos. Acredito que essa experiência ajudará esses jovens a trilhar um futuro mais digno e com melhores perspectivas profissionais”, ressaltou.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial