09/08/2019 17h51

Socioeducandos da Unip Sul recebem certificado de formação em cursos profissionalizantes

Além dos formandos, a Unidade recebeu um egresso que foi prestigiar o evento e falar com os adolescentes sobre sua vida após a socioeducação.

Dezesseis socioeducandos da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), em Cachoeiro de Itapemirim, receberam, na última sexta-feira (2), o certificado de conclusão dos cursos profissionalizantes em Auxiliar Administrativo e Informática Básica.

Os cursos foram oferecidos pelo “Projeto Qualificar ES”, desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e disponibilizados aos adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) por meio da parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).

A oferta de cursos tem como objetivo oportunizar formação e qualificação profissional aos adolescentes do Iases, com foco no empreendedorismo, empregabilidade e inovação. As aulas aconteceram entre maio e julho deste ano, na modalidade online.

Participaram da solenidade de formatura os socioeducandos, pedagogos, equipe técnica da unidade e agentes socioeducativos, além de um adolescente egresso da unidade, que prestigiou a entrega dos diplomas e contou aos formandos sobre o período em que cumpriu medida socioeducativa na unidade. Ele também dividiu sua experiência como egresso e orientou os adolescentes sobre a importância de abraçar as oportunidades de escolarização e profissionalização oferecidas pelo Instituto.

Para o agente socioeducativo responsável pela monitoria dos cursos, André Tabelini Veronez, a oferta de educação profissional na socioeducação é uma das chaves para a inserção dos adolescentes no mercado de trabalho. “A formação profissional tem sido uma ferramenta indispensável no processo de socioeducação e uma oportunidade de inclusão dos adolescentes no mercado de trabalho”, disse.

Projeto Qualificar ES

Com o objetivo de promover a qualificação profissional do cidadão capixaba com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), lançou o Programa Qualificar ES em maio de 2019.

O Qualificar ES é realizado em conjunto com o Programa Estado Presente e atua nos bairros com alta vulnerabilidade social, na redução da criminalidade. Atende, ainda, os cidadãos de todo o Espírito Santo, que desejam se qualificar para o mercado de trabalho oferecendo cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

Dessa forma, o Programa contribui com a qualificação profissional, com foco na prevenção da criminalidade, promoção da autoestima, senso de pertencimento local, melhoria de condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos e possibilidade para sua inserção ao mundo do trabalho. A meta da Secti é ofertar 170 mil vagas até o ano de 2022.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822 / 3636-1819
samantha.goncalves@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard