25/08/2023 16h39

Socioeducandos da Unip I participam de roda de conversa sobre atendimento ao egresso

Cinco socioeducandos da fase conclusiva da Unidade de Internação Provisória I (Unip I) tiveram a oportunidade de participar de um encontro que visa a aproximá-los da proposta de atendimento ao egresso. A ação, realizada na última sexta-feira (18), foi promovida pelo Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

O encontro representa uma etapa crucial do Programa de Atendimento ao Egresso do Sistema Socioeducativo (Paesse), denominada "Aproximação". Realizada durante a Jornada Socioeducativa da Unidade e, em formato de roda de conversa, a ação foi conduzida por um dos parceiros convidados, o coordenador do Qualificar ES, Aízio Machado. Ele destacou os cursos ofertados pelo Qualificar ES e orientou os jovens sobre como traçar planos de carreira sólidos para uma transição bem-sucedida em direção ao mercado de trabalho.

“Além da oportunidade de apresentarem o Paesse e a equipe referência do Nuae aos socioeducandos, a roda de conversa buscou promover significativas reflexões acerca do projeto de vida individual, ampliando, assim, as possibilidades de pensar sobre a realidade e, sobretudo, sobre os elementos que impulsionam o desenvolvimento do socioeducando para além do imediatismo. Desta forma, é possível contribuir e motivá-los para o protagonismo, autonomia e a ressignificação da trajetória infracionária”, disse a responsável pelo Núcleo de Atendimento ao Egresso, Caroline Baptisti Silva Tomaz.

Ela explicou que essa aproximação da equipe do Nuae com os socioeducandos, durante o cumprimento de medida socioeducativa, tem muita relevância. Segundo ela, esse encontro reflete o compromisso contínuo do Iases em fornecer orientações e recursos para a reintegração bem-sucedida dos egressos na sociedade.

“O intuito é prepará-los gradualmente para o desligamento da medida, projetando-os para o retorno ao convívio social e comunitário, além de buscar alternativas saudáveis para uma reinserção longe da prática infracional. Também disponibiliza um suporte essencial aos egressos e inclui o encaminhamento ao mercado de trabalho, à qualificação profissional, além do apoio para o retorno escolar e a assistência social”, detalhou Caroline Tomaz.

No decorrer do encontro, o psicólogo socioeducativo Pedro Lorenzoni e a assistente social socioeducativa Camilla Leite também conversaram com os jovens, reforçando o papel fundamental do Nuae após o cumprimento das medidas socioeducativas.

Paesse

O Programa de Atendimento aos Egressos do Sistema Socioeducativo, o Paesse, foi instituído no Iases por meio da Instrução de Serviço nº 366, de 23 de outubro de 2020. O programa tem como foco ações planejadas para os adolescentes e jovens das unidades socioeducativas e para aqueles que já saíram, tendo como premissa ser uma força de trabalho que, com os projetos e programas do Estado Presente em Defesa da Vida, visa a impactar nos índices de violência do Estado, principalmente, no que tange à população jovem.

A adesão ao programa tem caráter voluntário e todas as propostas de ações com esses jovens têm a intenção de motivá-los para aderirem ao Paesse e, consequentemente, garantir um acompanhamento sistemático que permite auxiliar os socioeducandos no acesso às políticas sociais fundamentais de reinserção, além de ampliar as possibilidades e a efetivação de um projeto de vida propositivo para a ruptura da reincidência em atos infracionais.

Caroline Tomaz acrescentou que o Paesse atua em duas frentes: realizando ações de preparação gradativa para o desligamento da medida socioeducativa e ações para o acompanhamento e apoio ao egresso já no momento em que ele foi liberado e a medida foi extinta.

Ela explicou ainda que as duas primeiras etapas do Paesse são exclusivas de atuação da equipe da unidade e a terceira é organizada pela equipe do Nuae, com a participação da equipe da unidade com vinculação exclusiva do Núcleo.