14/10/2025 16h24 - Atualizado em 14/10/2025 16h32

Socioeducandos da Unip I participam de Cerimônia de Avanço de Fase

Sete adolescentes da Unidade de Internação Provisória I (Unip I) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), participaram da Cerimônia de Avanço de Fase. A ação, que contou com a presença das famílias dos socioeducandos,aconteceu na última sexta-feira (10) e prestigiou os adolescentes por sua evolução no cumprimento das medidas socioeducativa.

 “Essa celebração tem um papel fundamental na rotina da unidade e representa muito para a comunidade socioeducativa, pois dá visibilidade para aqueles que trabalharam e evoluíram em cada fase, que compreenderam, ressignificaram os temas e estão prontos para avançar”, disse o gerente da unidade, Thiago Fernandes Machado.

Ele explicou como funciona o programa de fases. “Ele é dividido em fase inicial, intermediaria A e B, conclusiva e conclusiva avançada. Durante cada etapa, que dura, aproximadamente, três meses, os adolescentes aprendem sobre temas relacionados à ressocialização e à construção de uma nova perspectiva de vida”, informou.

A Cerimônia de Avanço de Fase é um momento que  marca a mudança de cor nas camisas que são usadas pelos adolescentes durante o cumprimento da medida socioeducativa na unidade.  “Para cada fase , os socioeducandos usam, diariamente, uma cor de camisa que os identificam naquela etapa da medida. Com a progressão de fase, aqueles que estão na fase inicial deixam de usar a camisa da cor branca e passam a usar a verde, a qual representa a fase intermediaria A e assim acontece nas demais fases”, disse.  Ao final de cada etapa, as equipes técnicas e de segurança da unidade realizam uma reunião para avaliar quais socioeducandos avançarão.  

Thiago Fernandes Machado destaca também a importância da participação da família dos adolescentes durante o cumprimento das medidas socioeducativas. “É muito importante eles entenderem o que é uma mudança de fase, o que significa sair da fase inicial e ir para a intermediária, pois vão participando da evolução dos socioeducandos”, concluiu.

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
 Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard