10/11/2023 11h00 - Atualizado em 10/11/2023 11h07

Socioeducandos da Unimetro conquistam as maiores notas e se classificam para a 2ª fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Dois socioeducandos da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) obtiveram as maiores notas entre 222 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio inscritos para participar da 2ª fase da Olimpíada – OBMEP 2023. Além deles, outros 12 adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas em uma das unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) também foram classificados. Essa é a primeira vez que socioeducandos do Iases participam da 2º fase. 

São mais quatro da Unimetro, dois da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e seis da Unidade de Internação Provisória I (Unip I). Os adolescentes/jovens classificados são estudantes das escolas referência Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Francelina Carneiro Setúbal e EEEFM Prof. Augusto Luciano.  

O pedagogo articulador da Secretaria da Educação (Sedu), Tiago Ferreira da Silva, considerou uma grande conquista a participação e classificação dos estudantes para a 2ª fase da OBMEP. “Isso demonstra que os estudantes da socioeducação também são capazes como qualquer outro estudante das demais escolas. Sinaliza também, que as ações pedagógicas realizadas estão surtindo efeito e que na socioeducação é possível sim, garantir uma educação pública de qualidade promotora da equidade”, avaliou.

Os alunos classificados para a segunda fase são os que obtiveram as maiores notas na prova da 1º fase. “A participação dos alunos do Iases na Olimpíada pode contribuir para a relação escola e aluno, pois o estudante cria um vínculo com a escola fazendo com que ele possa ter um melhor desempenho escolar na disciplina de Matemática e em outras disciplinas”, afirmou a subgerente de Escolarização e Espiritualidade, Ana Carolina Macal.

 

A olimpíada ocorreu em duas fases, sendo a primeira realizada no dia 30 de maio e composta por uma prova objetiva de 20 questões sobre raciocínio lógico, geometria e álgebra. A 2º fase aconteceu no dia 07 de outuibro e os candidatos tiveram que resolver uma prova discursiva com seis questões. O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro. As provas são preparadas segundo o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.

 

Criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

 

São objetivos da OBMEP:

 

  • Estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
  • Promover a difusão da cultura matemática;
  • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas;
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e privadas, contribuindo com a sua valorização profissional, entre outros.

 

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard