Dois socioeducandos da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) obtiveram as maiores notas entre 222 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio inscritos para participar da 2ª fase da Olimpíada – OBMEP 2023. Além deles, outros 12 adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas em uma das unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) também foram classificados. Essa é a primeira vez que socioeducandos do Iases participam da 2º fase.
São mais quatro da Unimetro, dois da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e seis da Unidade de Internação Provisória I (Unip I). Os adolescentes/jovens classificados são estudantes das escolas referência Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Francelina Carneiro Setúbal e EEEFM Prof. Augusto Luciano.
O pedagogo articulador da Secretaria da Educação (Sedu), Tiago Ferreira da Silva, considerou uma grande conquista a participação e classificação dos estudantes para a 2ª fase da OBMEP. “Isso demonstra que os estudantes da socioeducação também são capazes como qualquer outro estudante das demais escolas. Sinaliza também, que as ações pedagógicas realizadas estão surtindo efeito e que na socioeducação é possível sim, garantir uma educação pública de qualidade promotora da equidade”, avaliou.
Os alunos classificados para a segunda fase são os que obtiveram as maiores notas na prova da 1º fase. “A participação dos alunos do Iases na Olimpíada pode contribuir para a relação escola e aluno, pois o estudante cria um vínculo com a escola fazendo com que ele possa ter um melhor desempenho escolar na disciplina de Matemática e em outras disciplinas”, afirmou a subgerente de Escolarização e Espiritualidade, Ana Carolina Macal.
A olimpíada ocorreu em duas fases, sendo a primeira realizada no dia 30 de maio e composta por uma prova objetiva de 20 questões sobre raciocínio lógico, geometria e álgebra. A 2º fase aconteceu no dia 07 de outuibro e os candidatos tiveram que resolver uma prova discursiva com seis questões. O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro. As provas são preparadas segundo o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).
Obmep
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.
Criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:
São objetivos da OBMEP:
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial