30/08/2023 17h36

Socioeducandos da Regional Norte celebram conclusão de cursos presenciais oferecidos pelo Qualificar ES

Onze socioeducandos que estão cumprindo medidas socioeducativas na Unidade de Internação Norte (Unis Norte) e na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) comemoraram, na última sexta feira (25), a conclusão do curso oferecido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento (Secti), em colaboração com a Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec) e o Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Fernandes Coutinho.

Entre os formandos, nove concluíram o curso presencial de auxiliar de estoque e armazenamento, com uma carga horária de 60 horas, e dois socioeducandos da Unip Norte encerraram o curso "Desenvolvimento Profissional para o Mercado de Trabalho".

O evento de conclusão contou com a participação do coordenador do Curso Qualificar ES, Aizio Carlos da Silva Machado, assim como do professor responsável por ministrar o curso, Flávio Dondoni. Representantes das equipes gestoras das Unidades de Internação e Provisória, familiares e servidores das unidades também estiveram presentes.

Uma mãe, cujo filho de 16 anos estava entre os formandos, expressou sua emoção. "O meu choro hoje é de orgulho por ver meu filho se formar, pois muitos jovens não têm a oportunidade que ele teve de realizar um curso como esse. Nunca irei esquecer este dia. Agradeço a todos pela oportunidade que deram ao meu filho”, relatou.

O gerente da Unis Norte, Sérgio Antônio Durão, destacou a importância da presença dos familiares durante o cumprimento da medida socioeducativa. "A parte que mais emocionou, não somente a mim, mas a todos os presentes, foi a vibração da mãe do socioeducando com a conquista do seu filho. Ela agradecendo a oportunidade oferecida pela Unidade”, disse.

Ele ainda ressaltou que, pela primeira vez, aconteceu uma formatura conjunta com a Unidade de Internação Provisória, algo que deixou ambos os gestores felizes pelos resultados alcançados. “São experiências como essas que nos motivam cada vez mais a buscar parcerias como o Qualificar ES para oferecer mais cursos profissionalizantes aos socioeducandos que cumprem medidas socioeducativas em nossa sociedade”, pontuou.