14/01/2026 09h15 - Atualizado em 14/01/2026 09h44

Socioeducandos da Casa de Semiliberdade da Serra participam de visita pedagógica a pontos turísticos capixabas

Nove adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Casa de Semiliberdade do município da Serra (USLS), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), participaram de uma visita pedagógica aos principais pontos turísticos de Vitória e Vila Velha. A ação teve como objetivo proporcionar experiências culturais e de lazer, além de ampliar o conhecimento sobre o patrimônio histórico e natural capixaba.

A atividade foi realizada nos dias 7, 8 e 9 de janeiro, com os participantes organizados em trios. A programação incluiu passeio pelo aquaviário e passagem por locais como a Praça do Papa, a Baía de Vitória, a Casa da Memória de Vila Velha, o Sítio Histórico da Prainha, o Parque da Prainha e o Convento da Penha, de onde puderam observar a Terceira Ponte.

A gerente da Unidade, Bianca dos Santos Carvalho Vitória, destacou que o uso do aquaviário foi além da função de deslocamento entre as cidades. “Eles compreenderam que o aquaviário não é apenas um meio de chegar ao destino, mas uma alternativa eficiente e confortável, integrada ao transporte público e que oferece novas possibilidades de mobilidade, lazer e turismo”, explicou.

As visitas fazem parte do planejamento pedagógico da USLS e buscam estimular a socialização, o desenvolvimento pessoal e a percepção de novas realidades. Segundo Bianca dos Santos Carvalho Vitória, trata-se de uma ação que utiliza o lazer e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento integral dos adolescentes, reforçando os aprendizados construídos no ambiente socioeducativo. “A mudança de ambiente e o contato com espaços históricos e naturais contribuem para a construção de novos sentidos de vida”, afirmou.

 

Texto: Rafaela Salvador

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard