12/06/2023 16h33 - Atualizado em 12/06/2023 16h57

Socioeducandos confeccionam tapetes de Corpus Christi

Socioeducandos que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Norte (Unis Norte), na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e na Unidade Feminina de Internação (Ufi) mantiveram a tradição de confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi. Os tapetes foram confeccionados na última quarta-feira (07), nos espaços das Unidades.

Na Unis Norte, a atividade contou com a participação dos jovens em fase conclusiva, acompanhados pela equipe de agentes socioeducativos da Oficina Pedagógica.  Já na Ufi, os tapetes foram confeccionados pelas equipes da Unimetro, da Unis, da Diretoria Socioeducativa (DSE), da Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), do Núcleo de Saúde (Nusa), Secretaria da Educação (Sedu) e do Ministério Público.

 

 “A comunidade socioeducativa é composta de diversas pessoas, com diferentes religiões e, embora Corpus Christi seja um evento católico, buscamos trazer para a comunidade socioeducativa a ideia do caminho a ser percorrido, em alusão aos tapetes. Provocamos os setores e Unidades a expressarem por meio da arte dos tapetes os desejos para a comunidade socioeducativa, e a junção de todos esses desejos é o caminho que cada um de nós percorrerá nesta incrível jornada da socioeducação”, revelou a gerente da Ufi, Mayra Barcelos.

Já o responsável pela Unis Norte, Sergio Durão, destacou que a confecção dos tapetes na Unidade ocorre desde 2016 e se tornou um momento único e tradicional. "É uma satisfação ver os espaços da Unidade decorados com as artes confeccionadas pelos nossos socioeducandos. Para os envolvidos, a experiência de confeccionar os tapetes foi gratificante e revelou novas descobertas”, disse.

Um jovem de 18 anos que participou da atividade falou sobre sua impressão: “Me senti importante e grato ao participar dessa atividade. Foi muito bom desde a preparação dos materiais até a confecção dos tapetes. Estou muito agradecido por ajudar a realizar esse trabalho e aprender sobre o significado dessa data."

 

Outro jovem, também de 18 anos, destacou a importância da atividade em sua vida. "Estou aqui no meu segundo ano e é muito gratificante fazer parte desse momento de confecção de tapetes. Descobri novas habilidades ao contribuir com esse trabalho bonito e fiquei orgulhoso por ver nossos familiares apreciando os tapetes", ressaltou ele, revelando que desconhecia o significado da data até então.

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard