18/03/2022 15h55 - Atualizado em 18/03/2022 16h17

Socioeducandos concluem curso de Eletricista Instalador Predial

Socioeducando de 18 anos da Unip I.

Dezoitos adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) são os mais novos eletricistas do mercado de trabalho. Isso porque nessa terça-feira (15) e quarta-feira (16), eles concluíram o curso de Eletricista Instalador Predial com carga horária de 200 horas/aula. A formatura contou com a presença dos familiares dos jovens.

Um dos formandos é um socioeducando de 18 anos que agradeceu por mais essa oportunidade de se capacitar na área da elétrica. “Tenho certeza de que essa formação agregou muito na minha vida e vai permitir que eu ofereça meu serviço com segurança seja como trabalhador de carteira assinada ou até mesmo como autônomo”, disse o jovem que, juntamente com os outros formandos, já começaram a aplicar os conhecimentos adquiridos na própria Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) dando manutenção em alguns ventiladores.

Ao todo 60 adolescentes, divididos em seis turmas, participaram do curso que foi disponibilizado por meio de uma parceria com uma empresa privada de construção civil. “As primeiras turmas foram realizadas entre os anos de 2016 e 2017. Em março de 2020, as aulas foram retomadas, entretanto, após o cumprimento de quinze dias do cronograma, todas as atividades presenciais no Instituto foram suspensas devido à pandemia do Novo Coronavírus. Somente em novembro do ano passado foi possível retornar com a formação que foi concluída este mês”, explicou a responsável pela Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec), Sabrina Simora Carneiro.

As aulas foram ministradas pelo atual coordenador do curso, Ronaldo Tenório e pelo professor João José Dalmeida e contemplaram socioeducandos da Unimetro, da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), da Unidade de Internação Provisória I (Unip I) e da Unidade Feminina de Internação (Ufi).

Para outro recém-formado de 18 anos, a atuação do professor foi fundamental para que ele concluísse o curso. “No início eu senti muita dificuldade nas aulas teóricas, mas o professor sempre esteve atento e nos incentivava a estudar cada vez mais dizendo que esse curso seria muito importante para nós quando sairmos. Por isso, agradeço ao Iases, a gerência da Unidade e também a Maitan pela oportunidade de oferecer esse curso”, relatou o jovem que cumpre medida socioeducativa na Unip I.

O material didático utilizado nas aulas foi fornecido pela empresa. “Os jovens também receberam certificados, um kit contendo uma caixa de ferramentas e 100 cartões de visitas, para início da vida profissional”, disse a responsável pela Suprec.

Instagram: @iasesoficial