30/06/2022 17h16 - Atualizado em 30/06/2022 17h31

Socioeducandos apresentam músicas e poesias de autoria própria durante sarau na Unip II

Despertar o interesse pela leitura e estimular a participação dos adolescentes e jovens na produção de poesias e músicas. Esse é o objetivo do Projeto Poetizar realizado na Unidade de Internação Provisória II (Unip II), em Cariacica.  Fruto disso foi um sarau que aconteceu, nessa terça-feira (28), na unidade, com a participação de 15 socioeducandos que apresentaram suas composições de música e poesia.

O evento, realizado na quadra poliesportiva da UNIP II, contou com a presença de equipe gestora, dos professores e pedagogos da Secretaria da Educação (Sedu), que atuam na unidade, equipe técnica, agentes socioeducativos; e as gerentes da Unidade Feminina de Internação e da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), respectivamente, Mayra Barcelos e Caroline Amado.

Idealizado pelo professor Thiago de Castro Leite, o projeto se constituiu como uma das atividades criativas desenvolvidas pelos professores da Unidade e busca promover nos jovens, a reflexão sobre a realidade, por meio da capacidade transformadora do conhecimento e autoconhecimento.

“Foi uma manhã extremamente agradável e estimulante para todos os presentes, influenciou até três servidores a recitarem suas poesias. Esse é o primeiro sarau de muitos e pretendemos continuar criando espaços para o protagonismo e a potência destes adolescentes”, disse o professor.

Todas as produções foram prestigiadas com um presente e as três mais votadas pela comunidade socioeducativa da UNIP II receberam livros como premiação.