Socioeducandas da Unidade Feminina de Internação (Ufi) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) concluíram, neste mês de outubro, o curso de unha de gel, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ao todo, dez adolescentes participaram da iniciativa, que teve como objetivo ampliar as oportunidades de aprendizado e estimular a autonomia das alunas por meio da qualificação profissional.
A capacitação foi realizada entre os dias 1º e 13 de outubro, com carga horária de 30 horas. Durante a programação, as participantes aprenderam desde a aplicação do gel e do alongamento com tips, até o uso das luzes UV e LED para o endurecimento do produto, nivelamento e acabamento.
Para uma das socioeducandas, de 18 anos, a experiência foi transformadora. “Achei maravilhoso o curso, as técnicas, o aprendizado, mas o que mais gostei foi a paciência que começamos a ter para fazer o trabalho com cuidado, assim como a da professora. No futuro quero trabalhar oferecendo esse tipo de serviço”, contou.
A gerente da unidade, Mayra Barcelos, destacou que iniciativas como essa fortalecem o processo de ressocialização e ajudam a construir novas perspectivas para as adolescentes. “O curso representa mais do que o aprendizado de uma técnica, é uma oportunidade para que cada uma descubra seus talentos e visualize novas possibilidades de futuro. Esse é o papel da socioeducação”, ressaltou.
A parceria entre o Iases e o Senac reforça o compromisso do Instituto em promover o desenvolvimento pessoal e profissional das socioeducandas, oferecendo ferramentas concretas para a reinserção social e o fortalecimento da autonomia feminina.
Texto: Rafaela Salvador
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial