15/11/2023 14h41 - Atualizado em 15/11/2023 18h25

Socioeducanda do Iases será uma das representantes do Estado na 4ª Conferência Nacional de Juventude


Pela primeira vez, um socioeducando do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estará entre os representantes do Espírito Santo na 4ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília, Distrito Federal.

A jovem de 18 anos, que cumpre medida socioeducativa na Unidade Feminina de Internação (UFI), levará para o evento nacional as propostas discutidas durante a 4ª Conferência Estadual da Juventude do Espírito Santo – Wanderson Crisander, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de outubro, em Domingos Martins, região serrana do Estado. Ela e mais três socioeducandos e dois suplentes, acompanhados por agentes socioeducativos e técnicos das respectivas unidades, representaram o Instituto durante o evento Estadual.

A diretora socioeducativa do Iases, Frantieska Monteiro, destacou que essa foi a primeira vez que socioeducandos do Instituto atuaram como representantes na Conferência Estadual das Juventudes. Para isso, ela explicou que Conferências Temáticas das Juventudes foram realizadas dentro das unidades do Iases, com a finalidade de eleger os jovens que representariam o Instituto no evento estadual.

“Com o objetivo de garantir a participação dos socioeducandos no processo de construção de ações coletivas consideradas prioritárias para a juventude, pela primeira vez, a Conferência Temática das Juventudes aconteceu dentro do Iases e isso é um marco histórico para o Instituto, pois representa a inclusão dos jovens em privação de liberdade no debate de políticas públicas voltadas para a juventude. Poder escolher delegados que estão em privação de liberdade para participar da Conferência Estadual de Juventude foi uma forma potente de inclusão”, avaliou Frantieska Monteiro.

Na Grande Vitória, a 1ª Conferência Temática da Juventudes foi realizada no dia 21 de setembro, no auditório do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), com jovens da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Unidade Feminina de Internação (UFI), Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) e Casas de Semiliberdade de Serra e Vila Velha.

A 1ª Conferência Temática da Juventudes contou com a presença da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo; do diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho; da presidenta do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), Fabrícia Goetsch Barbosa; da representante do Iases no Cejuve, Talita Dutra Henriques Azevedo; do palestrante e conselheiro do Cejuve para condução das atividades, Lutz Franthesco Rocha, e de representantes do Centro Estadual da Juventude (CRJ) de Cariacica. Já no norte do Estado, a Conferência aconteceu no dia 05 de outubro, e, nas unidades do sul, no dia 10 de outubro.

“As conferências são importantes instâncias de debates e decisões sobre políticas públicas. Por isso, o Cejuve, seguindo as recomendações nacionais para este ano, vai promover a 4ª Conferência Estadual das Juventudes do Espírito Santo, com o tema ‘Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”’, complementou Frantieska Monteiro, que também é membro do Conselho Estadual da Juventude.

4ª Conferência Estadual da Juventude do Espírito Santo – Wanderson Crisander

Realizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para Juventude e pelo Conselho Estadual da Juventude, o Cejuve,  o tema da 4ª Conferência Estadual foi “Reconstruir no presente, construir no futuro: Desenvolvimento, Direitos, participação e bem viver”.

O encontro reuniu jovens representantes de diversas cidades capixabas que foram eleitos nas conferências municipais realizadas neste ano. O objetivo da 4ª Conferência Estadual foi realizar uma grande consulta pública com a participação da sociedade, buscando a construção de ações coletivas consideradas prioritárias para as juventudes capixabas. Para isso, foram realizados mais de 20 encontros presenciais em cidades capixabas, incluindo as edições virtuais com jovens de escolas agrícolas e com pessoas com deficiência, além de encontros em unidades do Iases.

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard