30/08/2021 16h01 - Atualizado em 30/08/2021 17h35

Socioeducação: tema é discutido durante Conferência promovida pelo Iases e Sedu

Para promover o diálogo com os diferentes grupos e entidades que compõem a socioeducação no Espírito Santo, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Secretaria da Educação (Sedu) realizaram a I Conferência da Educação na Socioeducação. Em dois dias de evento, mais de 200 servidores do Instituto e da Sedu dialogaram sobre o assunto, via plataforma Zoom.

O segundo dia da Conferência aconteceu, na última terça-feira (24). Professores, gestores, pedagogos, coordenadores de escola, coordenadores de segurança, subgerentes e gerentes de todas as unidades do Iases e representantes da Ufes debateram a Gestão na Socioeducação; o financiamento da escolarização na socioeducação; a organização da oferta na socioeducação e as possibilidades do tempo integral; a organização do trabalho pedagógico e a Formação Continuada dos profissionais da educação e da socioeducação.

De acordo com Frantieska Monteiro, a responsável pela Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), as discussões e propostas tratadas nesta Conferência servirão de base para as diretrizes escolares na socioeducação, documento que está sendo produzido entre Sedu, Iases e Ufes. “A nossa expectativa é de que a discussão ampliada desses temas possa subsidiar ações mais assertivas no contexto escolar”, ressaltou.

A subgerente da Suesp disse ainda que o terceiro e último encontro está previsto para acontecer no dia 24 de setembro e será realizado com estudantes em privação de liberdade.

Primeiro encontro

A primeira reunião da I Conferência da Educação na Socioeducação foi realizada no último dia 20 de agosto. “Foram mais de duas horas de duração e com a participação de 115 servidores. Discutimos e apresentamos propostas sobre o papel educativo da segurança dentro das escolas do Iases e a concepção da educação formal e não formal, que pode e deve contribuir para a ressocialização dos socioeducandos”, pontuou Frantieska Monteiro.

A reunião foi conduzida pela professora e doutora da Ufes, Jacyara Paiva, pela subgerente Frantieska Monteiro e pelo gerente de Segurança e Proteção à Pessoa, Idelberth Luigi. 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard