26/07/2025 20h13 - Atualizado em 26/07/2025 20h50

Sessões de cinema no CSE integram entretenimento, educação e espiritualidade

Durante o recesso escolar, o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Cariacica, promoveu sessões de cinema para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Além de proporcionar momentos de lazer, a proposta buscou trabalhar aspectos educativos e formativos, fortalecendo vínculos e contribuindo para o crescimento pessoal de cada um.

Os filmes foram cuidadosamente selecionados para ir além da diversão e contribuir para o processo formativo dos socioeducandos. Além das sessões promovidas pela equipe da unidade, o CSE também recebeu o projeto Universal no Sistema Socioeducativo (USE), desenvolvido pela Igreja Universal, que realizou uma atividade com foco na espiritualidade por meio do cinema.

A ação contou com a participação do pastor Jacsiano Matos de Jesus, coordenador do projeto, e dos voluntários Sueli Santana Gomes e José Edison Gomes. Na ocasião, foi exibido o filme Até o Último Homem, seguido de um momento especial com pipoca, refrigerante e uma roda de conversa com os adolescentes.

O projeto USE é parceiro das unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) em diversas regiões do Estado, incluindo a Grande Vitória e os municípios de Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. “Nosso trabalho visa promover a espiritualidade como ferramenta de transformação, acreditando que a Palavra de Deus pode moldar o caráter e contribuir para o desenvolvimento intelectual e pessoal dos adolescentes”, explicou o pastor Jacsiano.

A pedagoga da unidade, Giseli Maestri Furtado da Rosa, destacou a importância do encontro e da mensagem transmitida. “A reflexão conduzida pela Igreja proporcionou um espaço para oração e meditação, ressaltando a importância da fé diante dos desafios da vida”, afirmou.

A exibição do filme também abriu espaço para conversas sobre ética, fé, escolhas e superação. A história do personagem Doss — que, mesmo diante da guerra, manteve-se fiel aos seus princípios cristãos — inspirou os adolescentes a refletirem sobre suas próprias vivências e valores.

 

Texto: Rafaela Salvador

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
 Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard