06/03/2020 17h21 - Atualizado em 09/03/2020 14h08

Servidores participam de grupo focal para implantação de práticas restaurativas no Iases

O encontro encerra a primeira etapa do processo de implantação da justiça restaurativa no Iases.

Nesta sexta-feira (06), servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram de um grupo focal para implantação de práticas restaurativas. O encontro, ministrado pelo diretor e consultor da instituição Terra dos Homens, Renato Pedrosa, foi realizado no auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória.

A atividade encerra a primeira etapa do processo de implantação das práticas restaurativas no Iases. Os investimentos para a execução decorrem da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a iniciativa integra as ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

A implementação das práticas restaurativas no Iases visa a fomentar no ambiente socioeducativo uma cultura de resolução pacífica dos conflitos, de construção de diálogos, círculos de paz e intervenções mais qualificadas.

A primeira fase da consultoria consistiu na produção de um diagnóstico situacional, que avaliou o cenário do Iases para a implantação das práticas restaurativas. Para a elaboração da análise, o consultor realizou visitas técnicas nas unidades, grupos focais com adolescentes e reuniões com servidores do Instituto. O resultado foi apresentado na manhã desta sexta-feira (06) para gestores e atores estratégicos do atendimento socioeducativo.

O gerente de medidas socioeducativas do Iases, Lutz Franthesco da Silva Rocha, destacou que a implantação das práticas restaurativas qualifica o atendimento prestado pelo Iases e representa um grande ganho ao processo socioeducativo. “A implementação das práticas é um grande salto na qualidade da execução das medidas socioeducativas no Instituto”, disse.

As próximas etapas do processo envolvem a capacitação de servidores para atuar como facilitadores das práticas restaurativas, além da formação de instrutores, que serão qualificados para capacitar outros servidores. Justiça juvenil e práticas restaurativas são algumas das temáticas previstas.

O gerente ainda destacou que a consultoria está sendo conduzida sob uma perspectiva sustentável, de forma que os servidores capacitados possam multiplicar entre os demais a formação recebida. “Ao término do contrato, o Iases terá dezenas de instrutores formados e capacitados para atuar como aplicadores das práticas restaurativas”, complementou Rocha.

O produto final da consultoria será um caderno de orientação para as práticas restaurativas no âmbito do Iases.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484 
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard