27/01/2023 17h46

Servidores do Iases recebem treinamento de Primeiros Socorros do Samu 192

Vinte servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) concluíram, nessa quarta-feira (25), um curso de Capacitação em Atendimento Pré Hospitalar (Primeiros Socorros). O treinamento foi realizado em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).


Com uma carga horária de 60 horas, as aulas práticas foram realizadas na Central do Samu, na Serra.  “O treinamento teve como objetivo capacitar os servidores referências em saúde das unidades socioeducativas e a equipe da Coordenação de Apoio Especializado para prestar os primeiros atendimentos em saúde nos casos de urgência e emergência envolvendo os socioeducandos”, explicou o responsável pelo Núcleo de Saúde (Nusa) , Walace de Oliveira.

Ele conta ainda que a formação buscou desenvolver o conhecimento e as habilidades de identificação de gravidade da vítima, da cena segura para atuação, aplicação de manobras diversas e definição das prioridades e critérios para o acionamento adequado do Samu.

“Inicialmente foram capacitados 20 servidores, com perspectiva de outras turmas futuramente”, afirmou Walace de Oliveira.

A formação foi uma parceria entre o Nusa, a Subgerência de Formação (Sufop), ambos do Iases, em uma articulação mais ampla com a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do seu Núcleo Especial de Regulação de Urgências e Emergências (Nerue), envolvendo a aproximação entre equipes de segurança e de saúde em busca da capacitação dos servidores do Iases para lidar com situações de crise no contexto socioeducativo.

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard