Agentes socioeducativos e técnicos das unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) concluíram, nos dias 17 e 18 de julho, o Curso de Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar, realizado em parceria com o Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel Samu 192 do Espírito Santo.
A formação foi oferecida na modalidade semipresencial, com carga horária de 60 horas, e faz parte das ações contínuas de qualificação dos profissionais que atuam no sistema socioeducativo capixaba. Durante o curso, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre primeiros atendimentos em situações de emergência, com foco na resposta rápida e segura, diante de intercorrências que possam ocorrer no cotidiano das unidades.
Entre os temas abordados, destacam-se o suporte à vida em casos de parada cardiorrespiratória (RCP), o manejo das vias aéreas, imobilizações em traumas, controle de hemorragias, além de situações mais complexas, como acidentes com múltiplas vítimas, crises psiquiátricas, acidentes com animais peçonhentos e até partos de emergência.
A capacitação reforça a importância de preparar os servidores para agir de forma rápida e eficaz em situações de urgência e emergência, beneficiando não apenas os adolescentes, mas toda a comunidade que compõe o ambiente socioeducativo. Segundo o chefe do Núcleo de Saúde (Nusa) do Iases, Wallace Hugo Cangussu, esse tipo de formação pode fazer a diferença no atendimento prestado. “Temos casos de servidores que salvaram vidas de adolescentes no Iases porque receberam esse treinamento”, destacou.
A iniciativa reforça o compromisso do Iases com a valorização profissional, o fortalecimento das práticas de cuidado e a construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para os adolescentes e os servidores.
Texto: Rafaela Salvador
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial