06/04/2020 16h45 - Atualizado em 06/04/2020 16h55

Servidores do Iases promovem atividades educativas de prevenção ao novo Coronavírus

A oferta destas atividades acontece por meio do trabalho das equipes técnicas e de segurança das unidades.

Servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão propondo aos adolescentes atividades educativas e de prevenção ao contágio do novo Coronavírus (Covid-19). O objetivo é conscientizá-los sobre o cenário mundial da pandemia, com informações sobre as formas de evitar a contaminação, como a higienização correta das mãos.

Estão sendo realizadas assembleias, oficinas, atendimentos individuais, além de outras atividades lúdicas, como a produção de cartazes informativos. A oferta destas atividades acontece por meio do trabalho das equipes técnicas e de segurança das unidades.

As atividades são propostas dentro da jornada pedagógica do adolescente na unidade socioeducativa que, como serviço público essencial, segue em funcionamento. Para que o atendimento ao adolescente não pare e seja realizado com segurança, o Iases adotou um protocolo de prevenção e controle ao novo Coronavírus (Covid-19), com procedimentos para evitar o contágio da doença no sistema socioeducativo.    

Outro grande aliado para garantir a continuidade da política socioeducativa tem sido o empenho e o comprometimento dos servidores do Iases, que a cada dia se reinventam e propõem novas formas de garantir os direitos dos adolescentes, mesmo em meio ao cenário de pandemia.

"A jornada socioeducativa não foi interrompida, mas adaptada, para que o adolescente continue participando de atividades educativas, de espiritualidade, esporte, cultura e lazer. Tudo isso só acontece graças ao empenho e ao comprometimento de nossos servidores, que saem de suas casas, num período em que é necessário o isolamento, para que o adolescente possa continuar cumprindo a sua medida, pois acreditam na sua transformação. Sem eles, nada disso seria possível", destacou a diretora socioeducativa do Iases, Fabiana Malheiros.

Um exemplo de adaptação da jornada socioeducativa é a substituição das visitas familiares pelo contato via videoconferência, medida que previne a disseminação do vírus e ao mesmo tempo garante a comunicação do socioeducando com sua família.

Nesta semana, os adolescentes também irão receber atendimento espiritual por meio de vídeos, gravados e enviados pelas organizações que já ofertavam atividades de espiritualidade nas unidades socioeducativas.   

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484  
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard