14/06/2021 16h10 - Atualizado em 15/06/2021 14h06

Servidores do Iases passam por treinamento para operar rádios no Ciodes

Com a iminência da implantação do posto de atendimento específico no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190), na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), 16 servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão sendo treinados para aprender a lidar com os recursos que a Central de Operações oferece.

A formação, iniciada no último dia 26, segue até o próximo dia 22 e é um dos pré-requisitos para a implantação do serviço. Com carga horária de 32 horas, os agentes estão sendo formados para atender às demandas originadas nas unidades socioeducativas e setores correlatos.

“A presença de uma base do Iases no Ciodes vai permitir o aprimoramento, a interoperabilidade dos sistemas de informação, comunicação e integração de bases de dados que existem ali. Acreditamos que dessa forma vamos dar mais eficiência e rapidez ao atendimento das ocorrências peculiares ao Instituto”, destacou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto.

Os servidores serão habilitados para despachar os recursos operacionais, que são os veículos e os agentes para atender às ocorrências geradas no call center do Ciodes, as quais são de competência operacional exclusiva do Instituto. Também serão capacitados para utilizar o sistema de Atendimento e Despacho de Ocorrências para registro e controle das ocorrências de responsabilidade do Iases.

Em relação aos protocolos, Fábio Modesto afirma que a base do Iases seguirá as normas administrativas previstas pela Direção do Ciodes. “A Central vai atuar de forma integrada e harmônica ao Ciodes, mas será independente e estará ligada diretamente à Diretoria de Ações Estratégicas do Instituto”, pontuou.

Formação

A parte teórica do curso- relativa aos protocolos para atuação no Ciodes, está sendo ministrada presencialmente, no auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) e no laboratório de informática da Academia de Polícia (Acadepol).

“Além disso, os agentes também passarão por uma experiência na prática. Com carga horária de oito horas, eles vão vivenciar a rotina e a realidade do Ciodes”, explicou a sugerente de Formação e Pesquisa, Hanelore de Paula. Ela informou ainda que os servidores também terão aulas de Noções Básicas de Rádio Comunicador HT aplicadas às rotinas do Ciodes.

Depois de formados, os operadores do Iases no Ciodes também terão como atribuições coletar e fornecer dados com vistas a otimizar os serviços de atendimento de ocorrências de situações de crise; deslocamento de veículos utilitários; alimentação/consulta em Bases de Dados; Sistemas informatizados do Iases/Ciodes/Sesp inerentes ao serviço;­ produção de relatórios, e demais fatos relevantes relacionados ao Sistema Socioeducativo Estadual, para fins de gerenciamento, controle, monitoramento e integração de procedimentos operacionais entre os órgãos que compõem o Ciodes.

A iniciativa vai permitir o fortalecimento da integração com a Polícia Militar (PMES), a Polícia Civil (PCES), o Corpo de Bombeiros Militar (CBOM), a Guarda Municipal de Vitória (GMV), a Secretaria da Justiça (Sejus) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Isso vai possibilitar a articulação de uma metodologia de atendimento e registro de ocorrências relacionadas ao Iases.  Já por intermédio dos sistemas utilizados na Sesp, os operadores do Instituto poderão consultar e despachar registros de interesse específicos da autarquia, principalmente, no acompanhamento de escoltas a adolescentes, fugas e outros registros relevantes. Tudo isso irá proporcionar respostas integradas ao cidadão e à comunidade socioeducativa”, enfatizou o diretor-presidente Fábio Modesto.

O extrato do convênio de cooperação técnica para a instalação da Central de Operações foi publicado no Diário Oficial do Estado em dezembro e tem validade de quatro anos.