03/06/2022 17h18 - Atualizado em 06/06/2022 15h00

Servidores do Iases passam por treinamento de Combate a Incêndio

Quarenta servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) serão treinados para atuar em casos de combate a incêndio. A primeira turma composta por 20 servidores concluiu a formação nessa quinta-feira (02). O Treinamento de Brigadista Eventual está sendo realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).

 

As aulas para a primeira turma, que acontecem no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros, localizado na Serra, começaram no último dia 31. Com carga horária de 24 horas, a formação visa a habilitar os servidores que atuam nas unidades do norte e do sul do Estado, com treinamento em atividades de prevenção e combate a incêndio, abandono de área e primeiros socorros. Agentes, coordenadores e subgerentes participaram do curso e estão capacitados para atuar como brigadistas nas unidades socioeducativas.

 

"Essa parceria com o Corpo de Bombeiros Militar reforça, cada vez mais, nosso compromisso com a qualificação dos servidores, e, mais que isso, a preocupação com a segurança de todas as pessoas que atuam nas Unidades Socioeducativas, bem como os visitantes", destacou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto.

 

O brigadista é responsável por agir em casos de princípios de incêndio e primeiros socorros. Sua ação é de suma importância no âmbito do trabalho para minimizar os riscos ou até mesmo neutralizá-los até a chegada do Corpo de Bombeiros no local.

“Quando o assunto é segurança no trabalho, ter um grupo de agentes capacitados e aptos para lidarem de imediato com situações de emergência e prestar os primeiros socorros é fundamental para nossa atividade. Oferecer formações como essa é um ato de cuidado e de respeito à vida dos colaboradores da comunidade socioeducativa”, avaliou o diretor de Ações Estratégicas do Iases, Oséias Gerke.

 

O servidor Ivan Batista da Silva, que atua na Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), avaliou o curso como bem proveitoso. “Apesar de não fazer parte da nossa prática diária, esse é um conhecimento que serve para a vida. Saber como socorrer ou minimizar os riscos em casos de acidente ou princípios de incêndio é de grande valia inclusive na Unidade”, disse.   

 

A responsável pela Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop), Hanelore de Paula, ressaltou que essa formação foi um pedido realizado pelos servidores ao diretor-presidente do Iases, durante uma das visitas às unidades com o projeto “Papo com o Presidente”. “Agradecemos a todas as diretorias e gestores que uniram esforços para viabilizar a realização do curso”, comentou.

 

O comandante do Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, tenente-coronel Benício Ferrari, explicou a importância de ter pessoas da população treinadas para identificar princípios de incêndio e reagir ainda no começo.

 

“Em qualquer edificação habitada, há risco de incêndio e, quando ele está em seu estágio inicial, há a possibilidade de um combate fácil e rápido. Porém, se o incêndio se desenvolve, ele cresce exponencialmente e pode sair do controle em questão de minutos e se tornar vultuoso. Por isso, ter servidores treinados aumentam as chances de o incêndio ser eliminado logo no começo, evitando maiores danos às pessoas e ao patrimônio, além de auxiliar na evacuação da população para áreas seguras”, complementou Ferrari.

 

A segunda turma da formação será composta por 20 servidores e está prevista para acontecer entre os dias 31 e 23 de junho. Após a conclusão do curso, os servidores receberão certificados.

 

Outras turmas 

 

A capacitação é uma iniciativa da Gerência Técnica (Getec), por meio da Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop). Em setembro do ano passado, 20 servidores que atuam nas Unidades da Grande Vitória também participaram do Treinamento de Brigadista Eventual.

 

O mesmo curso foi realizado em 2018 e 2019, com 40 servidores capacitados.

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard