Servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) que atuam na Unidade de Internação Provisória I (Unip I), na Unidade de Internação Provisória II (Unip II), na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e na Unidade Feminina de Internação (Ufi) participaram de uma palestra especial conduzida pela terapeuta Sistêmica Deysiane Ristarllia Figueira.
Durante o encontro, que aconteceu no último dia 15, a palestrante abordou temas, como autoestima, identidade e levou os participantes a refletirem sobre a importância de reconhecerem suas próprias feridas, histórias e vulnerabilidades como parte do processo de desenvolvimento pessoal e profissional. Também destacou a necessidade do cuidado consigo mesmo, especialmente em contextos marcados por dor, violência e desafios constantes, como os vivenciados na rotina do trabalho socioeducativo.
“A proposta foi trazer um momento em que os técnicos pudessem olhar para além das funções técnicas e operacionais, abrindo um espaço de escuta, reflexão e cuidado com aqueles que diariamente estão no atendimento direto de adolescentes e jovens em conflito com a lei”, afirmou a subgerente socioeducativa da Unip II, Priscilla Pessoa.
Para Deysiane Ristarllia Figueira, abordar esses temas é também uma forma de olhar para dentro. “Falar de autoestima, identidade e feridas emocionais é falar de nós. De tudo aquilo que carregamos, muitas vezes em silêncio, enquanto cuidamos do outro”, declarou.
“A palestra reafirma o compromisso do Iases com uma abordagem mais humana, sensível e restaurativa, onde o cuidado com o profissional é também um pilar para o cuidado com os adolescentes e jovens, porque quem cuida, também precisa ser cuidado”, disse Priscilla Pessoa.
Texto: Rafaela Salvador
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial