16/10/2017 17h31 - Atualizado em 18/10/2017 11h50

Iases realiza ciclo de formação e pesquisa com a temática "Prevenção ao Suicídio e a Privação de Liberdade"

No mês de setembro, foi realizada a 3ª edição da Formação e Pesquisa do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Desta vez o ciclo de formação organizado pela Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop) abordou o tema "Prevenção ao Suicídio e a Privação de Liberdade" em apoio ao setembro amarelo.

Pela manhã, o Centro de Valorização da Vida (CVV), apresentou informações e desmistificou o imaginário popular em torno do suicídio. Em seguida, foram trabalhadas abordagens de prevenção e manejo em situação de crise, e a questão do suicídio na comunidade LGBT, com a apresentação de Tamiris Guaitolini; Thais de Castilho; e Luis Avelar, alunos da Faculdade Multivix.

No período da tarde, houve a apresentação de pesquisa realizada no Iases, intitulada "O papel do psicólogo diante do comportamento suicida em adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação" ministrada pelo professor Raphael do Amaral Vaz. Já a palestra de encerramento foi realizada pelo psicólogo Alexandre Vieira Brito com o tema "Biopolítica, privação de liberdade e o suicídio: uma vida nua".

"Precisamos conversar sobre o suicídio. Tratar o tema sem receios, julgamentos ou mitos, é tão fundamental quanto qualquer outra forma de prevenção no campo da saúde. É preciso lidar com o problema de frente, sem deixar para depois. Isso pode salvar vidas", afirmou o psicólogo do Iases, Alexandre Brito.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Rogineiri Reis

Tel: (27) 3636-5484

rogineiri.reis@iases.es.gov.br

Tópicos:
Sufop
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard