A capacitação promove o fortalecimento do debate da questão étnico-racial e o reconhecimento da sua estreita relação com a política de socioeducação.
Com o intuito de oferecer aos seus servidores capacitações que fomentem a inclusão social, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) está realizando, desde o dia 08 de agosto, a formação “A Questão das Relações Étnico-Racial e a Política de Socioeducação”. As atividades do curso acontecem até o dia 19 de setembro, no Auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória.
Segundo a assistente social e coordenadora da formação, Pollyanna Labeta, o estudo étnico-racial vai além do crescimento profissional, é uma forma de reconhecer uma questão histórica. "O curso tem como objetivo oferecer subsídios para a inclusão e fortalecer o debate da questão étnico-racial, contribuindo para uma formação profissional antirracista, reconhecendo o significado sociohistórico do debate e sua estreita relação com a política de socioeducação", afirmou a coordenadora.
Foram ofertadas 40 vagas para a formação, que tem carga horária de 40 horas. Em razão do resultado positivo gerado pelo debate, a organização do curso tem recebido demandas para a abertura de novas vagas. No Iases, as formações iniciais e continuadas são realizadas pela Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop).
A servidora Renata Lopes Pinto Ribeiro, que está participando da formação, contou que os ensinamentos do curso ultrapassam as paredes do Instituto. “Foi uma formação para a vida e também um dos debates mais ricos que já participei no Iases. A qualidade dos professores, os exemplos e as dinâmicas experimentados junto com os colegas nos permitem enriquecer as práticas da socioeducação”, disse.
Uma das alunas do curso, a servidora do Iases, Miriam Barbosa, avaliou positivamente a seleção dos docentes. “A escolha dos professores para ministrar as aulas foi de fundamental importância para o enriquecimento do debate, não apenas pelo domínio do assunto, mas pela experiência pessoal de cada um”, contou.
Texto: Matheus Moraes
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br