10/09/2019 14h04

Servidores do Iases participam de formação sobre atendimento à pessoa com deficiência

A palestra teve como objetivo capacitar os profissionais do Iases no atendimento à Pessoa com Deficiência (PCD) no atendimento socioeducativo.

Com o intuito de garantir a inclusão social no atendimento socioeducativo, servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram, na última sexta-feira (06), de uma palestra sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE). A exposição aconteceu no Espaço Pedagógico do Instituto, em Cariacica, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

A palestra teve como objetivo capacitar os profissionais do Iases no atendimento ao adolescente portador de deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e síndromes diversas. Ministrada pelo servidor da Sedu e especialista em Educação Especial, Luiz Anhaia Vasconcelos, a apresentação tratou sobre as síndromes e os transtornos presentes na educação especial.

Durante a sua explanação, o palestrante abordou as formas de trabalhar o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) em sala de aula. Ele também mostrou como subsidiar os relatórios técnicos de um socioeducando autista.

A subgerente de Escolarização e Espiritualidade do Iases, Frantieska Azevedo Monteiro, responsável pelo evento, esteve presente na palestra e ressaltou que esse tipo de formação auxilia na inclusão e gera mais eficiência ao trabalho realizado pelo Iases. “Acreditamos que o conhecimento nessa área facilitará o convívio e o trabalho que vem sendo desenvolvido com os adolescentes com este perfil”, afirmou.

Participaram do encontro professores da Sedu, pedagogos, psicólogos, subgerentes das unidades do Iases e agentes socioeducativos.

Também estiveram presentes as técnicas da Gerência de Educação, Juventude e Diversidade da Sedu, Andressa Endlich Dourado e Rosemar Alves de Oliveira Siqueira, o diretor escolar Erico Zotelli e as técnicas da educação especial da Superintendência Regional de Educação de Cariacica, Márcia Regina Martins Silva e Sílvia Carla Bolzan Cremaschi.

Texto: Matheus Moraes

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard