10/12/2021 16h05 - Atualizado em 10/12/2021 16h14

Servidores do Iases participam de Formação Continuada sobre Procedimentos de Revista Humanizada

Para aprimorar a formação de seus servidores, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) ofereceu a Formação Continuada de Revista Humanizada. Ao todo, 269 servidores participaram da capacitação que aconteceu por meio da Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop).

O curso foi realizado entre os dias 22 de novembro e 02 de dezembro. “Essa é uma nova iniciativa institucional que tem o objetivo de fornecer aos servidores mais fundamentos teóricos e práticos quanto às técnicas para a realização de revista humanizada nos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa”, afirmou a subgerente de Formação e Pesquisa, Hanelore de Paula Martins.

Para o gerente de Segurança e Proteção à Pessoa do Iases, Idelberth Luigi, é essencial que os servidores estejam sempre atualizados no que diz respeito aos procedimentos de segurança. “A revista é um dos procedimentos pilares da segurança. Por isso, é necessário mostrar os benefícios da abordagem, bem como aperfeiçoar, padronizar e humanizar ainda mais a maneira como desempenhamos isso em nossas unidades. O resultado da formação foi excelente pois os servidores puderam trocar experiências e tirar dúvidas”, disse.

O Curso

Com carga horária de oito horas, a formação foi dividida em duas turmas compostas por servidores de diferentes unidades, e realizada no Espaço Pedagógico do Conjunto na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e no Auditório do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).

Participaram servidores da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Unidade de Internação provisória II (Unip II), Unis e CSE.

De acordo com Hanelore de Paula Martins, durante a formação os servidores tiveram acesso a conteúdos que possibilitarão, na prática, a compreensão dos principais tipos de ilícitos e técnicas utilizadas para transpor as barreiras de segurança, das condutas mínimas esperadas conforme função desempenhada durante o procedimento de revista corporal nos socioeducandos, bem como da organização e posicionamento tático recomendado aos agentes para a realização de revista nos adolescentes, e ainda a identificação das regras de utilização dos procedimentos de revista corporal humanizada.

“A orientação é que todos os servidores dos plantões das Unidades Socioeducativas, gerentes, subgerentes e coordenadores participassem dessa formação. Por isso, uma nova oferta desse curso já está sendo planejada para o primeiro trimestre do ano de 2022 para as demais Unidades”, adiantou a subgerente da Sufop.

 

 

Texto: Fernanda Pontes             


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard