05/03/2024 15h13 - Atualizado em 08/08/2024 17h42

Servidores do Iases participam de curso de Auriculoterapia

Dando continuidade às ações de saúde e de qualidade de vida, 36 servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram da Capacitação em Auriculoterapia e Monitoramento de Pressão Arterial, uma iniciativa fornecida em parceria com o programa QualiVida, da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). A ação aconteceu na última quinta-feira (29), no auditório do Ciase, em Vitória.

Participaram servidores da Diretoria Socioeducativa (DSE), da Gerência Técnica (Getec), Gerência de Recursos Humanos (GRH), da Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), da Subgerência de Informação e Análise de Dados (Suinf), da Subgerência da Saúde do Servidor Socioeducativo (Susas) e do Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae).

Também participaram da capacitação servidores do Núcleo de Saúde(Nusa), do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) , da Unidade de Internação Provisória I (UNIP I), da Unidade de Internação Norte (Unis Norte) , da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), da Casa de Semiliberdade Serra e  da Casa de Semiliberdade Vila Velha.

A gerente de Recursos Humanos do Iases, Mayara Wetler Christ Meireles, ressaltou que o objetivo da formação foi implantar os projetos de auriculoterapia e monitoramento da pressão arterial, com os servidores do Instituto.

O agente socioeducativo Whandergleidson Douglas Barbosa, que, atualmente trabalha na Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop), avaliou como muito interessante a oportunidade de poder conhecer tratamentos alternativos como a acupuntura.

“Particularmente, não gosto muito de ficar tomando comprimido. Então, achei fantástico poder ter acesso a outros tratamentos que fogem dessa lógica de tomar remédio. A gente vê na televisão e acha que a acupuntura é uma coisa complexa ou um pouco fora da nossa realidade, mas o professor apresentou para gente de uma forma tão didática que percebemos que é algo mais fácil do que imaginávamos. Foi tão esclarecedor que vou procurar me aprofundar mais e praticar com meus familiares, colegas de trabalho para que a gente possa ter uma qualidade de vida melhor", disse Barbosa.

A pedagoga que atua na Subgerência de Escolarização e Espiritualidade Rejane Silva Menezes avaliou como extremamente interessante o curso e adiantou que pretende continuar e fazer parte da equipe. “Acho muito importante a participação do QualiVida, para cuidar de nós, servidores, cuidar de quem cuida, e, por isso, quero parabenizar a todo o setor de saúde do servidor do Iases por essa iniciativa. Eu estou apaixonada pelo curso tanto que quero dar continuidade, assim como os outros colegas que participaram da formação”, comentou.

O professor Marcos Pereira avaliou a participação dos servidores do Iases. “Saio daqui muito feliz. Os alunos estão muitos empenhados, todos muito interessados em conseguir equilibrar o nosso organismo, em ter um pouquinho mais de paz de espírito, um pouquinho mais de tranquilidade, menos estresse, melhor qualidade no sono, no sistema digestivo, urinário, a qualidade de vida funcionando, o corpo funcionando bem melhor, para uma melhor qualidade de vida. Estou levando daqui não só os alunos, mas parceiros para o resto do projeto e para os projetos que ainda vão vir”, afirmou.

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard