05/03/2024 15h13 - Atualizado em 07/03/2024 16h41

Servidores do Iases participam de curso de Auriculoterapia

Dando continuidade às ações de saúde e de qualidade de vida, 36 servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram da Capacitação em Auriculoterapia e Monitoramento de Pressão Arterial, uma iniciativa fornecida em parceria com o programa QualiVida, da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). A ação aconteceu na última quinta-feira (29), no auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória.

Participaram servidores da Diretoria Socioeducativa (DSE), da Gerência Técnica (Getec), Gerência de Recursos Humanos (GRH), da Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), da Subgerência de Informação e Análise de Dados (Suinf), da Subgerência da Saúde do Servidor Socioeducativo (Susas) e do Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae).

Também participaram da capacitação servidores do Núcleo de Saúde(Nusa), do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) , da Unidade de Internação Provisória I (UNIP I), da Unidade de Internação Norte (Unis Norte) , da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), da Casa de Semiliberdade Serra e  da Casa de Semiliberdade Vila Velha.

A gerente de Recursos Humanos do Iases, Mayara Wetler Christ Meireles, ressaltou que o objetivo da formação foi implantar os projetos de auriculoterapia e monitoramento da pressão arterial, com os servidores do Instituto.

O agente socioeducativo Whandergleidson Douglas Barbosa, que, atualmente trabalha na Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop), avaliou como muito interessante a oportunidade de poder conhecer tratamentos alternativos como a acupuntura.

“Particularmente, não gosto muito de ficar tomando comprimido. Então, achei fantástico poder ter acesso a outros tratamentos que fogem dessa lógica de tomar remédio. A gente vê na televisão e acha que a acupuntura é uma coisa complexa ou um pouco fora da nossa realidade, mas o professor apresentou para gente de uma forma tão didática que percebemos que é algo mais fácil do que imaginávamos. Foi tão esclarecedor que vou procurar me aprofundar mais e praticar com meus familiares, colegas de trabalho para que a gente possa ter uma qualidade de vida melhor", disse Barbosa.

A pedagoga que atua na Subgerência de Escolarização e Espiritualidade Rejane Silva Menezes avaliou como extremamente interessante o curso e adiantou que pretende continuar e fazer parte da equipe. “Acho muito importante a participação do QualiVida, para cuidar de nós, servidores, cuidar de quem cuida, e, por isso, quero parabenizar a todo o setor de saúde do servidor do Iases por essa iniciativa. Eu estou apaixonada pelo curso tanto que quero dar continuidade, assim como os outros colegas que participaram da formação”, comentou.

O professor Marcos Pereira avaliou a participação dos servidores do Iases. “Saio daqui muito feliz. Os alunos estão muitos empenhados, todos muito interessados em conseguir equilibrar o nosso organismo, em ter um pouquinho mais de paz de espírito, um pouquinho mais de tranquilidade, menos estresse, melhor qualidade no sono, no sistema digestivo, urinário, a qualidade de vida funcionando, o corpo funcionando bem melhor, para uma melhor qualidade de vida. Estou levando daqui não só os alunos, mas parceiros para o resto do projeto e para os projetos que ainda vão vir”, afirmou.

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard