30/01/2023 16h27 - Atualizado em 08/02/2023 14h27

Servidores do Iases participam de curso de algemação aplicada à Segurança Socioeducativa

Os servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão participando do curso de Formação Continuada Técnicas de Uso de Algemas Aplicadas à Segurança Socioeducativa. Ao todo, dez turmas vão participar do treinamento.

Os primeiros a participarem da formação, que teve início no último dia 23 de janeiro, foram os servidores da Unidade Metropolitana de Internação (Unimetro). Já as equipes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) participaram da formação nas últimas quinta-feira (26) e sexta-feira (27).

As aulas teóricas estão sendo realizadas no auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), localizado no bairro Mário Cypreste, em Vitória. Já a parte operacional acontece no Parque Tancredão, também na Capital. A carga horária é de 8 horas.

A subgerente de Formação e Pesquisa, Hanelore de Paula, ressaltou que estão sendo ofertadas duas turmas por Unidade Socioeducativa. “O curso tem como objetivo transmitir aos servidores do Iases fundamentos teóricos e práticos sobre as técnicas de uso de algemas aplicadas à Segurança Socioeducativa no âmbito do Instituto. Até o momento 88 servidores foram certificados. A nossa expectativa é, que ao final de todas as turmas, 400 concluam a formação”, disse.

Ela informou ainda que já estão agendadas atividades de formação para os dias 07 e 09 de fevereiro, com foco nos servidores da Unidade de Internação Provisória 1 (Unip 1); nos dias 15 e 16 para a Unidade de Internação Provisória 2 (Unip 2) e a Unidade Feminina de Internação (UFI); e nos dias 27 e 28 para as equipes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).

A formação tem como parceira a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp) e da coordenação da Gerência Administrativa do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves.