22/12/2020 17h47 - Atualizado em 22/12/2020 18h04

Servidores do Iases participam de capacitação continuada sobre segurança socioeducativa especializada

Dez novos gestores e servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) concluíram, na última sexta-feira (18), o curso de formação continuada sobre Segurança Socioeducativa Especializada. A capacitação, com carga horária de 24 horas, foi realizada no auditório da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, Vitória.

O curso foi iniciado na última quarta-feira (16) e teve como objetivo capacitar os servidores para o emprego responsável de técnicas e tecnologias não letais oferecendo condições para realização do atendimento adequado em ocorrências de crise.

Entre os participantes estava o corregedor do Iases, Tiago Torres. Para ele, o curso permitiu dar um olhar mais operacional ao emprego das técnicas e tecnologias não letais que são usados na rotina das unidades. “A capacitação foi de alto nível teórico e prático, e, certamente, vai estabelecer limites previsíveis para o uso da ferramenta e vai nos ajudar a fiscalizar com mais eficiência”, enfatizou.

Com ênfase na garantia dos Direitos Humanos e Proteção à Pessoa, o conteúdo oferecido incluiu disciplinas como: Ética e Responsabilização Funcional, ministrada pelo corregedor do Iases, Direitos Humanos no Contexto Socioeducativo, oferecida pela professora Elaine Cristina; e Noções Básicas de Primeiros Socorros, apresentada pelo professor Valter Lebarck. Já as disciplinas de Gerenciamento de Crise, Gerenciamento de Tecnologia Não Letal (TNL) aplicada à Segurança Socioeducativa (teoria e prática) e uso do spray “poly defensor ”, foram ministradas pelo gerente de Segurança e Proteção à Pessoa do Iases, Idelberth Luigi Pereira de Lima.

“O nosso crescimento, bem como do Instituto, depende de capacitações como essas que nos oferecem conhecimento para aprimorar nossas técnicas e oferecer cada vez mais um serviço de excelência. Nós entendemos as dificuldades dos gestores em se ausentarem das unidades durante o período de curso e, por isso, agradecemos a presença de todos”, destacou o responsável pelo curso e diretor de Ações Estratégicas do Iases, Oséias Gerke.

 

Texto: Fernanda Pontes

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard