03/05/2021 12h34 - Atualizado em 18/05/2021 17h44

Servidores do Iases participam de campanha de doação de sangue

Servidores que atuam na Coordenação de Apoio Especializado (Caesp), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), realizaram, na última sexta-feira (30), uma campanha de doação de sangue em prol de um agente socioeducativo que atua no Centro Integrado de Atendimento SocioEducativo (Ciase).  A doação aconteceu no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), respeitando todos os protocolos de segurança exigidos em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).


“Esse tipo de ação dos nossos servidores demonstra solidariedade e empatia com o próximo. Todas as vezes que a equipe da Caesp recebeu pedidos para doação de sangue, os nossos servidores sempre estiveram prontos para ajudar. A doação não é somente de sangue, e sim de esperança e acalento para essas pessoas que tanto necessitam. É um ato de amor ao próximo”, destacou o diretor de Ações Estratégicas do Iases, Oseias Gerke.

Essa é a terceira vez que os agentes da Caesp realizam uma campanha de doação de sangue. “As outras duas vezes ocorreram em abril e setembro do ano passado e foram destinadas para crianças que necessitavam de sangue. A primeira delas foi para um menino de um ano e oito meses que tratava um câncer, e a outra para uma criança de três anos”, lembrou Idelberth Luigi Pereira de Lima, gerente de Segurança e Proteção à Pessoa do Iases e responsável pela Caesp.

Ele conta que, frequentemente, são feitos pedidos de doação de sangue para os servidores que compõem a Caesp. “Assim como das outras vezes, a equipe se voluntariou para doar. A partir desta doação, nós vamos elaborar um cronograma para que os servidores se revezem e possam doar sangue a cada 90 dias. Dessa forma nós estamos colaborando para a recomposição do estoque do banco de sangue no Estado que foi diretamente afetado com a pandemia”, disse Lima.

Caesp

A Coordenação de Apoio Especializado (Caesp) é o grupo de apoio especializado do Iases, ligado à Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa (Gesp), responsável por coordenar e executar ações preventivas de segurança e intervir em situações de crise nas unidades socioeducativas. Também é responsável pela elaboração de estudos e indicadores acerca das ocorrências que envolvam a segurança no sistema socioeducativo.



Quem pode doar

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar a condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

Os interessados em doar sangue devem ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenham almoçado, devem aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Doações de sangue na pandemia

Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus. As pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus (Covid-19) podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sintomas. Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.

 

Onde doar

Hemocentro de Vitória

O Hemoes de Vitória funciona todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 7h às 18h20 para cadastro de doadores, e até as 19 horas para informações, orientações e coleta de sangue.

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe

Telefone: (27) 3636-7920

Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº

(anexo ao Hospital Estadual Dório Silva)

Telefone: (27) 3218-9429

Hemocentro de Linhares

Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro

Telefone: (27) 3264-6000

Hemocentro de Colatina

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro

Telefone: (27) 3717-2800

Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington

Telefone: (27) 3767-7954

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard