13/01/2022 15h41 - Atualizado em 13/01/2022 16h13

Servidores do Iases participam da distribuição de cestas básicas ao ES Solidário

Mais uma vez, os servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), foram mobilizados para ajudar na entrega das 1.272 cestas básicas doadas para o ES Solidário, programa do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). Ao todo, 26 pessoas, entre elas o diretor de Ações Estratégicas do Iases, Oseias Gerke, participaram da ação que ocorreu nessa segunda-feira (10), no quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), na Enseada do Suá, em Vitória.

Participaram servidores da Unidade Metropolitana (Unimetro); da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis); do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase); do Centro Socioeducativvo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a lei (CSE); do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190);da Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa (Gesp); da Coordenação de Apoio Especializado (Caesp) e da Coordenação de Controle e Logística (Colog). Entre os agentes estão Adilson Mauricio dos Santos, Aldemir Oliveira de Aquino, Claudio Silva Melo, Cleilton Santos Lins, Darly de Sousa Junior, Douglas do Rosário Freitas, Ednaldo de Oliveira Silva, Fabio de Souza Rodrigues, Filipe Rios Silva, Idelberth Luigi Pereira de Lima, Jonathan Schroepfer, Leandro Antonio da Silva, Leandro Ribeiro Lopes, Luiz Carlos da Silva de França, Marcio José da Silva, Moisés Joaquim Gonçalves, Pedro Henrique Mendes Costalonga, Renato Vicente Souza, Rodrigo Pereira Reserva, Ryan Kroebel Fagundes, Thiago Pinheiro Duarte, Valter Lebarck, Wanderson Oliveira de Lisboa, Wenderson Guilherme Souto e Wesley Pinto Cordeiro.

“É com imensa satisfação que, pela segunda vez, o Iases pôde contribuir com esse programa tão exitoso e, nesta ocasião, de uma forma mais especial, já que as cestas foram destinadas às famílias atingidas pelas chuvas dos últimos dias em nosso Estado. Estamos sempre prontos para levar nossas ações além dos muros, em prol da população capixaba”, afirmou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho.

O secretário de Estado de Direitos Humanos em exercício, Geovanni Lima, destacou o Programa ES Solidário como referência na distribuição de toneladas de alimentos, além de outros donativos, como kits de higiene e limpeza. “O programa é um sucesso desde sua criação, em abril de 2020. Agradecemos a todos que fazem suas doações para este programa tão importante, que tem feito a diferença para as pessoas que mais precisam nesta pandemia.  É uma forma de dar mais dignidade aos capixabas”, disse.

De acordo com o secretário, o peso total das doações é de 22.896 quilos. As cestas serão sendo enviadas para os municípios de Bom Jesus do Norte, Ibatiba, Mimoso do Sul, Afonso Cláudio, Alegre, Apiacá, Muqui e Cachoeiro de Itapemirim. “Diante do cenário de chuvas que o nosso Estado está enfrentando nos últimos dias, a nossa prioridade é atender as cidades mais afetadas”, acrescentou.

Até o momento, foram entregues 500 cestas básicas às Defesas Civis dos municípios cuidados, sendo 100 para Bom Jesus do Norte; 100 para Ibatiba; 50 para Mimoso do Sul; 50 para Afonso Cláudio; 50 para Muqui; 50 para Alegre; 50 para Apiacá e 50 para Cachoeiro de Itapemirim. As demais serão distribuídas ao longo da semana.

Essa é a segunda vez que o Iases colaboram com essa ação. A primeira correu em junho do ano passado, quando agentes da Caesp ajudaram na entrega de cerca de 800 cestas básicas, totalizando, aproximadamente, 13,5 toneladas de alimentos.

A doação é uma parceria com os Supermercados Extrabom, que, pela segunda vez, participa da ação. O valor arrecadado para compra das cestas é proveniente da campanha ‘Troco Solidário’, realizada nas lojas da Grande Vitória, São Mateus e Colatina, consistindo na doação de igual valor pelo supermercado que foi doado pelo cliente quando ele arredonda a compra.

Programa ES Solidário

O ES Solidário é um programa do Governo do Estado, gerido pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), que recebe doações de cestas básicas e kits de higiene e limpeza, por exemplo, feitas por empresas e pela sociedade civil. Contribuições em dinheiro são usadas também para a compra de alimentos e outros itens essenciais, como fraldas descartáveis, máscaras e álcool 70%.

O programa atende às demandas, por meio de solicitações feitas pelos municípios e por coletivos, associações e igrejas com ações sociais, que direcionam as doações de donativos às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Desde o início da campanha, já foram repassadas mais de 300 toneladas de alimentos provenientes de doações, que chegaram às pessoas que mais precisam.

O programa ainda tem uma parceria com o PicPay. Para fazer sua contribuição, basta baixar o aplicativo, procurar o @essolidario e fazer sua doação na quantia que desejar.

É possível também fazer doações em dinheiro, por meio de Documento Único de Arrecadação (DUA) ou depósito em conta bancária do Governo do Estado, além da doação de serviços comuns, bens móveis ou imóveis, licenças de softwares e o comodato em favor de órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, enquanto perdurar o Estado de Emergência em Saúde Pública.

Saiba mais informações sobre como doar em: https://coronavirus.es.gov.br/ESsolidario.