27/02/2019 18h34 - Atualizado em 22/02/2021 17h21

Servidores do Iases fazem curso de formação sobre Comunicação Não Violenta

Nesta quarta-feira (27) servidores das Unidades Socioeducativas da Região Metropolitana participaram do curso de formação inicial com o tema Comunicação Não Violenta (CNV). O treinamento foi ministrado pela juíza coordenadora das Varas da Infância e da Juventude, Patrícia Pereira Neves.

A formação teve como objetivo apresentar aos servidores ferramentas simples de mediação pacífica de conflitos que podem melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas com as quais interagem, sobretudo, na família e na comunidade socioeducativa.

De acordo com a juíza, o método, criado pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, tem o propósito de pacificação social e a sua prática causa a reflexão sobre compassividade.

“O tema é muito importante para esses servidores, que estão diretamente ligados ao limite da dor de muitos adolescentes. Lidar com crises tendo conhecimento da CNV minimiza danos e refaz vidas. Além disso, eles aprendem a conviver com conflitos de uma forma que não são pessoalmente atingidos por eles. Vivem um processo empático, o que reduz conflitos e agressões", explica.

Para o diretor de Ações Estratégicas (Dae), Fábio Modesto, que responde atualmente pela presidência do Iases, o tema é de grande importância para o trabalho socioeducativo.

“Trabalhar com a socioeducação é reintegrar, refazer e interagir. A forma que nos comunicamos reflete não só nos jovens, mas também em nós. Qualificar a comunicação nos possibilita mediar e compreender o outro”, disse.

A formação inicial teve início no último dia 11 para os servidores da Regional Norte e da Grande Vitória. Ela será finalizada na próxima sexta-feira (1º).

Informações à imprensa
Paula Lima