17/11/2022 15h19 - Atualizado em 26/12/2022 14h08

Servidores do Iases debatem Plano Individual de Atendimento ao socioeducando

Subgerentes socioeducativos que atuam nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estiveram reunidos, na última terça-feira (08), para discutir o Plano Individual de Atendimento (PIA) ao socioeducando. A reunião que aconteceu on-line contou com a participação do consultor em Justiça Restaurativa e em Justiça Juvenil, Carlos Roberto Cals de Melo Neto.

Segundo a responsável pela Subgerência de Orientações Técnicas e Práticas Restaurativas (Suop), Inayha Cristina Alves Dalvi, a reunião teve como objetivo construir um PIA Restaurativo. "A ideia é atualizar o PIA que já usamos há algum tempo para que o seu formato garanta o enfoque restaurativo e deixá-lo com mais características do que praticamos no nosso dia a dia”, disse.

Ela explicou ainda que o convidado, que também é advogado, facilitador e Instrutor de Práticas Restaurativas, auxiliou os participantes a avaliarem o PIA, que é o instrumento técnico previsto na legislação que rege a socioeducação no Brasil.

Na ocasião, Carlos Roberto Cals de Melo Neto lembrou quando conheceu os trabalhos realizados com os socioeducandos no Estado. “Conheci a experiência maravilhosa do pessoal do Espírito Santo quando participei da formação em Justiça Restaurativa promovida pela Terré des Hommes Brasil e fiquei encantado.  O Estado, que já teve muitos desafios, atualmente vem desenvolvendo uma forma de fazer e pensar socioeducação que, para mim, tornou-se uma referência”, declarou.

Ele agradeceu a oportunidade de poder debater sobre o tema. “Com essa reunião, tentamos dar mais um passo no sentido de aprofundar o debate sobre a construção da Justiça Restaurativa na execução das medidas socioeducativas, mais especificamente, em como o PIA pode traduzir com ações, o sentido da prática restaurativa da responsabilidade prevista no Sinase”, afirmou.

Foram convidados também os coordenadores das Unidades de Semiliberdade e os responsáveis por setores transversais como Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp); Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec); Núcleo de Saúde (Nusa); Núcleo de Gestão de Vagas de Assistência Jurídica (Najur); Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae); e Assessoria da Diretoria Socioeducativa (DSE).

Nova estrutura organizacional do Iases

Desde julho deste ano, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) conta com uma nova estrutura organizacional. As mais importantes alterações foram na Diretoria Socioeducativa (DSE), que passou a ter dois novos Núcleos no lugar de duas Subgerências.

A Subgerência de Liberdade Assistida, Prestação de Serviço à Comunidade e Atendimento ao Egresso (Subate) foi transformada em Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae) e a Subgerência de Saúde (Susa) passa a se chamar Núcleo de Saúde (Nusa), ambas subordinadas diretamente à Diretoria Socioeducativa (DSE).  Já a Subgerência de Semiliberdade (Susem) teve sua nomenclatura alterada para Subgerência de Orientações Técnicas e Práticas Restaurativas (Suop) ligada à Gerência de Medidas Socioeducativas (GMSE).

A Suop tem como finalidade contribuir com gestores e técnicos da socioeducação do Iases, fornecendo subsídios para a qualificação do atendimento socioeducativo no Instituto, ou seja, auxiliar os profissionais  na orientação e na supervisão quanto à elaboração e à utilização dos instrumentais técnicos do Iases e apoiar as Subgerências Socioeducativas que prestam apoio aos Assistentes Sociais Socioeducativos, Psicólogos Socioeducativos e Pedagogos Socioeducativos, em consonância às legislações vigentes e orientações institucionais, assim como dos devidos Conselhos de Classe. Além disso, a Suop também tem como objetivo dar suporte na implantação das Práticas Restaurativas nas Unidades Socioeducativas do Instituto.

Instagram: @iasesoficial