09/09/2019 12h51 - Atualizado em 10/09/2019 17h30

Servidores do Iases debatem papel do psicólogo na socioeducação

O tema foi discutido durante um Seminário “A atuação da(o) Psicóloga(o) junto a adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa”.


Servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram, na última quinta-feira (05), da mesa de abertura do seminário “A atuação da(o) Psicóloga(o) junto a adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa”. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-ES), foi realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Estavam presentes na abertura do evento a diretora socioeducativa do Iases, Fabiana Malheiros; o gerente de Medidas Socioeducativas do Instituto, Lutz Franthesco da Silva Rocha; e a servidora do Iases e representante do Sindicato dos Psicólogos do Espírito Santo (Sindpsi-ES), Inayha Dalvi. Os participantes também são profissionais da psicologia.

Durante a participação, os servidores do Instituto destacaram a importância dos profissionais da psicologia na socioeducação. “Os psicólogos são fundamentais no atendimento ao socioeducando, seja na tarefa de ouvir e aconselhá-los a trilhar novos caminhos e entender a trajetória que o fez chegar até ali, seja no papel de acompanhar e contribuir para a inclusão social e reinserção deste adolescente no convívio social”, destacou a diretora socioeducativa, Fabiana Malheiros.

A diretora ainda ressaltou a importância do psicólogo na garantia dos direitos dos socioeducandos. “Precisamos pensar a nossa atuação enquanto sujeitos políticos que acreditam no adolescente como sujeito de direitos”, disse.

A mesa de abertura também contou com a participação dos representantes do CRP-ES, do Sindpsi-ES, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (Cedimes).

Fotos: CRP-ES

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard