01/03/2019 17h00 - Atualizado em 14/03/2019 15h28

Servidores do Iases concluem curso de formação inicial em socioeducação

Foram finalizados os cursos na Regional Norte e Metropolitana, com perto de 100% dos servidores capacitados na formação inicial

Nesta sexta-feira (1º), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) finalizou a formação inicial em socioeducação para os servidores das Unidades Socioeducativas da Regional Norte e Metropolitana. O conteúdo é baseado nos parâmetros curriculares da Escola Nacional de Socioeducação (ENS).

Cerca de 90 servidores foram capacitados com o objetivo de assegurar a qualificação, reforçar bases teóricas e apresentar os aspectos metodológicos e práticos que constituem a proposta político-pedagógica da instituição.

Para o diretor de Ações Estratégicas (Dae), Fábio Modesto, que responde atualmente pela presidência do Iases, a formação dos servidores é imprescindível.

“A soma da formação com o compromisso desses servidores é fundamental para que possamos trabalhar com uma gestão participativa da política de atendimento socioeducativo e em conformidade com os direitos humanos. Refletir e entender a importância da socioeducação são princípios básicos para a relação com os socioeducandos”, avaliou.

De acordo com o gerente Romulo Telles, titular da Gerência Técnica (Getec) da Dae, a formação para os servidores da Regional Norte, em Linhares, e Metropolitana teve início no último dia 11 e tem carga horária de 120 horas.

“Com essa formação, chegamos perto de 100% dos servidores do Norte e da Grande Vitória capacitados na formação inicial”, disse.

Em março, serão disponibilizadas 50 vagas, com carga horária inferior a 120 horas, para os servidores da Regional Norte que já possuem a formação inicial. “O objetivo é alinhar a formação de todos os funcionários do Iases”, finalizou Romulo.

Formação e Pesquisa

A Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop) coordena e executa o Programa de Formação Inicial e Continuada, voltado aos profissionais que atuam direta ou indiretamente no sistema socioeducativo do Espírito Santo.

A atuação da Sufop garante alinhamento metodológico, atualização e aperfeiçoamento curricular aos servidores já ativos. Isto é realizado por meio da formação continuada e da obrigatoriedade da formação inicial-introdutória, com referência nos princípios legais e éticos da comunidade socioeducativa e do projeto pedagógico.

Vinculado à Gerência Técnica, localizada no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), o setor fomenta ainda o desenvolvimento e a divulgação de pesquisas e estudos sobre a socioeducação.

Profissionais que desejam colaborar com as formações iniciais e continuadas dadas aos servidores do Iases podem procurar informações através dos contatos subfop@iases.es.gov.br e 3198-0805.

Informações à imprensa:

Paula Lima