11/09/2019 15h31

Servidores da Regional Sul participam de formação em Saúde Mental

O curso tem como objetivo qualificar o atendimento em saúde e discutir sobre a saúde mental dos adolescentes e jovens do Iases.

Na última sexta-feira (06), servidores da Unidade de Internação Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, concluíram a primeira turma do curso de Formação em Saúde Mental. A capacitação foi oferecida pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e tem o objetivo de qualificar o atendimento em saúde e discutir sobre a saúde mental dos adolescentes nas unidades de internação.

A formação foi composta por cinco encontros, iniciados no dia 06 de agosto e realizados semanalmente no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no município. Quarenta profissionais da socioeducação do sul do Estado participaram do curso de capacitação, dentre eles agentes socioeducativos, servidores referência em saúde, equipe técnica e gestores das unidades.

O curso foi promovido pelo Programa de Formação Inicial e Continuada da Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop) do Iases. Para a subgerente de Saúde do Instituto e coordenadora da formação, Graziele Rodrigues Duda, o conteúdo apresentado vai ao encontro da realidade do sistema de saúde atual. “O curso proporcionou aos participantes uma aproximação com a temática da saúde, o conhecimento do modelo de articulação e atenção da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede de Saúde Mental”, afirmou.

A formação foi uma oportunidade de aprimorar a aplicação do modelo de atenção à saúde exigido pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI). “Conhecer o modelo de gestão e funcionamento da rede do SUS é essencial para garantir o acesso do adolescente à saúde. O curso possibilitou ainda que os servidores pudessem debater e revisitar a prática cotidiana, percebendo e compondo um olhar diferenciado sobre a saúde, sobretudo, sobre a saúde mental dos adolescentes e jovens”, disse a coordenadora.

Nessa primeira etapa, a formação contemplou os servidores da Regional Sul e a intenção é que a capacitação também seja oferecida aos profissionais da socioeducação da Região Metropolitana da Grande Vitória e da Regional Norte.

Texto: Matheus Moraes

Informações à imprensa